Cultura | 19-01-2017 17:45

FestFado promove fado e novos artistas no Ribatejo

Dora Maria é a fadista fundadora do FestFado.

A segunda edição do FestFado estende-se para o Ribatejo com iniciativas em Benavente e Samora Correia. O objectivo deste projecto é promover o fado, divulgando e incentivando novos fadistas, apadrinhados pela actuação de autores e interpretes consagrados.

O projecto integra um concurso composto por várias eliminatórias com a programação da fadista e fundadora do FestFado, Dora Maria.

Para além da actuação de Dora Maria, acompanhada pelos músicos Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal na viola e Fernando Maia na viola baixo, o festival conta com fadistas José Câmara (10 de Março, no Centro Cultural de Samora Correia); com Maria Armanda (7 de Abril, no Cine-Teatro de Benavente); Ana Lains (13 de Maio, Benavente); Teresa Tapadas (17 de Junho, Samora Correia); e António Pinto Basto (7 de Julho, Benavente).

Quanto ao concurso os concorrentes devem-se inscrever através do e-mail festfado@gmail.com, com os dados pessoais e uma gravação em áudio ou vídeo. O vencedor recebe como prémio, a gravação de um álbum em CD e existem prémios monetários para o segundo e terceiro classificados.

O júri é composto por quatro elementos, dois membros residentes designados pela autarquia e dois convidados em cada gala, um dos fadistas convidados e uma figura pública de outra área artística.

O FestFado vai passar também por Ponte de Sor (distrito de Portalegre), alargando-se assim ao Alentejo. Nesta localidade os espectáculos decorrem no Cine-Teatro a 17 de Fevereiro, com Teresa Tapadas; 17 de Março, Rodrigo Costa Felix; 21 de Abril, Ana Sofia Varela; 19 de Maio, Mafalda Arnauth; 16 de Junho, João Chora e 21 de Julho, Lenita Gentil.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1368
    12-09-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1368
    12-09-2018
    Capa Médio Tejo