Cultura | 15-03-2017 12:03

Festas da Cidade de Santarém até domingo

Festas da Cidade de Santarém até domingo

Além das iniciativas no centro histórico, as festas, organizadas pela empresa municipal Viver Santarém, têm o seu palco central no Campo Infante da Câmara.

As Festas de S. José, que assinalam o feriado municipal de Santarém (19 de Março), começam ao final da tarde desta quarta-feira, 15 de Março, com uma homenagem a Celestino Graça, com a participação de romeiros, campinos e acordeonistas.

A homenagem a Celestino Graça, escalabitano que esteve na origem da Feira do Ribatejo (atual Feira Nacional da Agricultura), foi fundador de vários grupos folclóricos e aficionado da tauromaquia, marca o tom das festas do concelho, que, segundo a autarquia, promovem as tradições e “ícones” de Santarém como as largadas de toiros e o folclore, com destaque para o fandango, o desfile etnográfico, com a participação de vários ranchos do concelho, e o mercado tradicional.

Os festejos começam no dia em que se assinala a tomada de Santarém por D. Afonso Henriques, em 15 de Março de 1147, e terminam no Dia de S. José. Destaque para a procissão que se realiza sábado, 18, nas ruas do centro histórico integrando um desfile etnográfico acompanhado pela banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, pelos romeiros de S. José, por campinos, cavaleiros e população.

Além das iniciativas no centro histórico, as festas, organizadas pela empresa municipal Viver Santarém, têm o seu palco central no Campo Infante da Câmara, onde se realizam as largadas de toiros, demonstrações de toureio e de grupos de forcados e os concertos, num espaço onde se instalam tasquinhas e restaurantes e uma mostra/venda de artesanato.

A “AS Band” abre esta noite o programa de concertos, que prossegue quinta-feira com a atuação de cinco tunas académicas, os “Etérea” com o Coro do Círculo Cultural Scalabitano na sexta-feira, e “Virgul” e “Banda d’Ká” no sábado, dia em que a Orquestra Típica Scalabitana tem o concerto do seu 71.º aniversário com a participação da soprano Hélia Castro, seguido do espectáculo com Mickael Carreira.

As festas encerram domingo com a actuação da tuna da UTIS – Universidade da Terceira Idade de Santarém, seguida de “Tarde de Folclore” - com o Rancho Folclórico de Viegas, Grupo Folclórico de Danças Regionais de Santa Iria da Ribeira de Santarém e Rancho Folclórico da Romeira - e Grupo de Sevilhanas Salero e Alma, no Claustro da Casa do Campino.

No fim-de-semana decorrem vários eventos desportivos, como provas de BTT e de canoagem e um torneio de padel que assinala a inauguração dos campos do Clube de Ténis de Santarém.

No sábado, Santarém acolhe o encontro nacional das Confrarias Gastronómicas e Enófilas, que inclui um desfile pelas ruas da cidade.

No domingo, o município presta homenagem aos funcionários que se aposentaram em 2016 e entrega as Medalhas da Cidade aos grupos e instituições distinguidas este ano, como o centenário Grupo de Futebol dos Empregados do Comércio “Caixeiros” (Medalha de Ouro) e o Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito (Medalha de Mérito).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo