Cultura | 30-04-2017 00:01

António Valdemar elogia Natércia Freire em dia de lançamento de fotobiografia

António Valdemar elogia Natércia Freire em dia de lançamento de fotobiografia
António Valdemar com Isabel Corte-Real

Fotobiografia da escritora de Benavente, da autoria de Isabel Corte-Real, foi lançada em Benavente.

A fotobiografia de Natércia Freire “Da Memória Do Amor e Do Génio”, da autoria de Isabel Corte-Real, foi lançada na tarde deste sábado, 29 de Abril, em Benavente, perante uma plateia maioritariamente composta por mulheres e com a presença da autora, da editora Zita Seabra e do investigador, académico e jornalista António Valdemar.

Coube a António Valdemar o elogio da Vida e Obra de Natércia Freire assim como a apresentação do livro que leva a assinatura de Isabel Corte-Real, autora e filha de Natércia Freire.

Para António Valdemar, Natércia Freire tem uma obra literária notável a que falta na actualidade uma compilação dos seus textos num novo livro que possa ser incluído no Plano Nacional de Leitura. "É justo e seria uma forma de promover a autora como ela merece junto das novas gerações", disse António Valdemar olhando para Zita Seabra em jeito de desafio à editora da Aletheia.

Isabel Corte-Real falou do desafio de escrever sobre a mulher e a poetisa que foi sua mãe e lembrou o quanto Natércia Freire era uma mulher de Benavente mas também da Póvoa de Santa Iria e da Parede, lugares onde viveu.

"Na nossa casa acolheram-se muitos poetas e escritores como Vinícius de Moraes", lembrou Isabel Corte-Real que tem ainda memória dos encontros da sua mãe com Clarice Lispector, Cecília Meireles e muitos outros escritores e poetas que deixaram nome e Obra.

A sessão foi presidida pela vereadora da Cultura da Câmara de Benavente, Ana Carla Gonçalves, e teve em Raquel Oliveira a protagonista de dois momentos emocionantes de declamação de poemas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo