Cultura | 26-05-2017 12:16

3º Ciclo de Órgão de Santarém para promover a cultura

3º Ciclo de Órgão de Santarém para promover a cultura

Parceria entre Município, Diocese e Misericórdia vai decorrer em Junho e Julho nas igrejas da cidade.

O “3º Ciclo de Órgão de Santarém” vai decorrer de 3 de Junho a 30 de Julho na cidade scalabitana. Esta iniciativa é uma parceria entre o município, a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém e foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 25 de Maio, no salão nobre dos paços do concelho, onde estiveram presentes a vice-presidente do município, Susana Pita Soares, o Padre Joaquim Ganhão e o Provedor Mário Rebelo.

O programa foi apresentado por David Paccetti Correia, o principal mentor do projecto, que explicou que o “3º Ciclo de Órgão de Santarém tem como objectivo dar a conhecer e divulgar o património organológico de Santarém, propriedade da Diocese de Santarém e Misericórdia da cidade. Também se pretende aprofundar e divulgar o conhecimento da ligação histórica entre o canto gregoriano e órgão. O tema desta iniciativa vai ser “O Canto Gregoriano e o órgão em Portugal”. Decorre entre 3 de Junho e 30 de Julho e conta com a participação de 11 organistas, cinco concertos, um recital, uma missa cantada e uma conferência. As entradas são gratuitas.

O programa arranca com uma conferência, intitulada “O Canto gregoriano e a arte organística em Portugal: passado, presente e futuro”, que se vai realizar no dia 3 de Junho (sábado), pelas 18h00, na Casa de Portugal e de Camões (ex-Presídio Militar). Terá como oradores Filipa Taipina, João Vaz, José Maria Pedrosa Cardoso, Alfredo Teixeira e padre Pedro Miranda. A moderação vai estar a cargo de David Paccetti Correia. No dia 11 de Junho (domingo), pelas 18h00, a igreja de Nossa Senhora da Graça vai ser palco de um Concerto de música da idade média - “Liturgia in honorem Beatae Mariae Viriginis”, pelo Coro Gregoriano de Lisboa, com direcção de Armando Possante.

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade recebe, a 17 de Junho (sábado), pelas 11h00, a missa cantada com órgão: “Renascimento e Maneirismo – Missa de Beata Maria Virgine, de Filipe de Magalhães (1571-1672), pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém. Daniel Oliveira vai estar no órgão e Pedro Rollin Rodrigues na direcção. A 24 de Junho, pelas 16h00, realiza-se na igreja da Catedral de Santarém o Concerto com Coro, Orquestra e Órgão: desde a Idade Média ao Romantismo, pela Schola Cantorum, e com a participação da Orquestra Clássica de Fátima.

A 9 de Julho (18h00), na igreja de Nossa Senhora da Piedade, há Recital de Órgão: Barroco, por André Ferreira no órgão. No dia 15 de Julho (sábado), a partir das 15h00, haverá sete Mini Recitais de Órgão – Périplo pelo órgãos históricos de Santarém. A 16 de Julho, pelas 18h00, na igreja de Santa Maria de Alcáçova, realiza-se um Concerto de Coro e Órgão: “Classicismo e Pré-Romantismo”; A 22 de Julho, às 21h00, na Igreja da Catedral de Santarém, decorre um concerto de coro e órgão: “Século XX – Canto gregoriano acompanhado extraído de Nova Organis Harmonia”, pela Schola Cantorum. No último dia, a 30 de Julho (domingo), pelas 19h00, realiza-se, na igreja da Catedral de Santarém, o concerto com coro e órgão: “Antífonas Marianas” (Século XXI).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo