Cultura | 23-06-2017 16:08

Três dias de festa com a Feira de São Pedro e do Chocalho

Três dias de festa com a Feira de São Pedro e do Chocalho
CHOUTO

Tasquinhas, animação variada e workshop de fabrico de chocalho.

A centenária Feira de S. Pedro - Feira do Chocalho, começa esta sexta-feira, 23 de Junho, no Chouto, e decorre até domingo, 25 de Junho. Um wokshop de chocalhos no domingo às 16h00 organizado pela Casa Galileu, especialistas em Chocalhos com sede em Estremoz, no Alto Alentejo, acentua a religação da feira às suas raízes,. uma vez que em tempos remotos era nesta altura e naquela localidade que os proprietários de animais iam comprar chocalhos para lhes colocarem no pescoço a fim de mais facilmente os descobrirem quando eles se afastavam.

O fabrico de chocalhos em Portugal, ofício e manifestação cultural que tem no Alentejo a sua maior expressão a nível nacional, foi classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente e a localidade do Chouto está indelevelmente ligada àquele património.

A Picaria de Domingo ao fim da tarde (Há uma outra na noite de Sábado) com a actuação do grupo de forcadas de Benavente é outro momento de manifestação das vivências culturais e tradicionais do Chouto.

A Festa é organizada pela União de Freguesias de Parreira e Chouto e promove, para além das tradições locais, a gastronomia, através das tasquinhas, o convívio e a animação. A Feira de S. Pedro abre oficialmente na Sexta-feira pelas seis da tarde com uma actuação do Rancho Folclórico da Associação pela Defesa do Património Etnográfico e Cultural de Vale de Cavalos - ADEPEC.

O Grupo Bezourinhos Del Ferdinand, na Sexta à noite, Ruth Marlene no Sábado e David Antunes e a Midnight Band, no Domingo são os artistas principais das festas que têm no programa, aula de zumba, passeio de cicloturismo, prova de atletismo e jogo de futsal, entre várias outras actividades.

A missa em honra do apóstolo S. Pedro é no domingo a partir das 11h00 da manhã a que se segue a benção dos bens da terra e do gado e uma procissão acompanhada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Chamusca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo