Cultura | 12-08-2017 17:32

“Burroteca” e “aulas do burro” alertam protecção da raça no Festival Bons Sons

“Burroteca” e “aulas do burro” alertam protecção da raça no Festival Bons Sons

Os passeios, a aula do burro e a burroteca são algumas das actividades para famílias disponibilizadas pelo Festival.

m Cem Soldos, no concelho de Tomar, um burro carregado de livros não é um doutor, mas uma biblioteca itinerante a levar histórias aos festivaleiros que até segunda-feira invadem a aldeia palco do Festival Bons Sons.

A prova de que o burro “é um parceiro activo na divulgação da cultura”, pode encontrar-se hoje ao final da tarde pelas ruas de Cem Soldos, no concelho de Tomar, onde, por entre o público do Festival Bons Sons passeará um burro carregado de livros.

“Não é um doutor, é uma burroteca”, explica Joana Braga, dirigente da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), que este ano levou ao Festival quatro burros para dar a conhecer a raça autóctone do Planalto Mirandês que há 15 anos a associação tenta proteger.

Lourenço, Ateneu, Zebro e Iscalhão são os burros que em Cem Soldos assumem o papel de professores, na aula do burro que todas as manhãs é dada no curral da aldeia, ensinando aos festivaleiros “a sua ecologia, os cuidados, necessidades e os costumes a eles associados”, revelou a mesma responsável.

A matéria, dada à sombra de árvores, com os alunos sentados em mantas no chão, é simples, mas tem por trás um grande objectivo de contribuir para a protecção e conservação da raça que há 15 anos estava em risco de extinção, com “apenas oito nascimentos por ano”.

Fruto do trabalho da associação e de uma maior consciencialização da população nascem actualmente “60 a 70 animais por ano”, mas, ressalvou Joana Braga, “com menos de mil fêmeas existentes a raça continua ameaçada”.

Por isso mesmo, depois de estar dois anos sem participar no Bons Sons, que decorre na aldeia até segunda-feira, a AEPGA quis voltar a Cem Soldos para chamar a atenção para as “diversas utilizações que o burro tem hoje”, afirmou.

Entre elas, exemplificou, “terapeuta” usado na “azinamediação para crianças com necessidades especiais, para ajudar a ultrapassar traumas ou como facilitador de aprendizagens não formais”.

Em Cem Soldos, os burros são também “guias turísticos” nos passeios matinais que as famílias são convidadas a fazer ao redor da aldeia. Passeios, sublinha Joana, “com burros e não de burro”, porque na albarda desta raça protegida “só as crianças” tem direito a sentar-se durante uma pequena parte do percurso.

Os passeios, a aula do burro e a burroteca são algumas das actividades para famílias disponibilizadas pelo Festival Bons Sons, onde todas as manhãs começam com música para crianças até aos seis anos.

No que toca ao cartaz, hoje actuam, nos oito palcos da aldeia, Né Ladeiras, Mão Morta, Throes + The Shine, Lúcia Vives e João Raposo, Filipe Valentim, Filipe Sambado, Les Saint Armand, Señoritas e Madeiro/Lucas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo