Cultura | 31-08-2017 12:33

Grupos de teatro profissional de Vila Franca de Xira receberam apoio adicional

Grupos de teatro profissional de Vila Franca de Xira receberam apoio adicional

Cegada e Inestética viram município entregar cheque para evitar ruptura financeira

Os grupos profissionais de teatro do concelho de Vila Franca de Xira vão receber um apoio extraordinário global do município de 21 825 euros para poderem fazer face a compromissos que assumiram no início do ano e para evitar a sua ruptura financeira.

A proposta de apoio, que o presidente Alberto Mesquita (PS) classificou de “eminentemente extraordinário”, foi aprovado na última reunião pública do executivo, realizada na manhã de quarta-feira, 30 de Agosto.

No total o Cegada (Alverca) vai encaixar 12 200 euros e a Inestética (Sobralinho) 9 625 euros. Estes valores igualam as verbas totais entregues a ambos os grupos no ano passado e o município justificou a sua entrega com a recente unificação dos critérios de apoio a todos os grupos do concelho, amador e profissional.

Segundo a proposta de apoio, por ter sido o primeiro ano em que tal sistema se implementou e pelo facto da gestão rigorosa da câmara permitir este investimento adicional, os apoios foram entregues. Mas a proposta é clara garantindo que o município está, em parceria com os grupos, a realizar uma “reflexão participativa em torno do modelo” a implementar no próximo ano. “O importante, para já, era agir para evitar que houvesse uma ruptura financeira nestes agentes culturais. Estes apoios resolvem as questões que têm colocado mas no futuro, independentemente de quem ganhar as eleições, o modelo de apoio ao teatro deverá ser reanalisado”, defendeu Alberto Mesquita.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo