Cultura | 21-11-2017

Quinta do Bill comemora 30 anos com concerto especial na Casa da Música no Porto

A grande festa está marcada para o dia 25 de Novembro, mas a banda tem vindo a celebrar estas três décadas de carreira desde o início do ano com actuações ao vivo um pouco por todo o país.

A comemorar 30 anos de carreira, o grupo Quinta do Bill, vai subir ao palco da Casa da Música, no Porto, no próximo sábado, 25 de Novembro, para assinalar a data com um concerto especial da banda de Tomar.


"Dia 25 de Novembro vamos encerrar a tournée comemorativa dos 30 anos da banda, na Casa da Música no Porto, que é um lugar especial e de excelência da cultura nacional e vamos reunir de novo os nossos amigos para fazermos uma grande festa com as canções dos Quinta do Bill que marcaram estes 30 anos", diz a O MIRANTE o vocalista da banda, Carlos Moisés, que aproveita para "convidar todos os leitores de O MIRANTE que espero que apareçam para fazermos uma festa muito bonita".

Intitulado 30 anos de Canções e Afectos, o espectáculo que o grupo prepara será uma oportunidade única para revisitar o percurso da QUINTA DO BILL. “São três décadas de muitas viagens, de aventuras, de peripécias, de encontros com diferentes culturas transportados para canções que sempre fizeram questão de ousar misturar a inquietude das palavras com as emoções do seu tempo”, assim resume a banda o que a moveu ao longo do seu notável percurso.

Foi em 1987 que Carlos Moisés e Paulo Bizarro se juntaram numa quinta nos arredores de Tomar para formar uma banda. A QUINTA DO BILL ganhou vida própria e rapidamente se tornou num grupo incontornável da música portuguesa.

E são muitos os temas que a banda criou que fazem parte da nossa memória colectiva. Canções divididas entre a magia da folk e a garra do rock que atravessaram gerações. São disso exemplo Os Filhos da Nação, Se te amo, Voa ou No Trilho do Sol. Há ainda A única das amantes ou a contagiante Senhora Maria do Olival.

“Mas não é simplesmente evocar o passado que suscita este espectáculo. Mais do que isso, urge encarar o presente para projectar uma visão de futuro. É isso que nos motiva subir ao palco: transmitir o nosso olhar sobre o mundo, mas celebrando a vida”, explica a QUINTA DO BILL. É por isso que Faz bem falar de amor ou Rir, como cantam no seu mais recente álbum, “Todas as Estações” (2016).

A grande festa está marcada para o dia 25 de Novembro, mas a banda tem vindo a celebrar estas três décadas de carreira desde o início do ano com actuações ao vivo um pouco por todo o país. E por onde tem passado, tem oferecido ao público espectáculos inesquecíveis. Um dos momentos altos da tour dos 30 anos aconteceu em Julho, em Tomar, cidade-berço do grupo, onde milhares de fãs e amigos fizeram questão de encher por completo a Praça da República, que O MIRANTE acompanhou.

Agora, a QUINTA DO BILL volta à invicta cidade do Porto, onde há três anos, na emblemática sala do Coliseu, comemorou os 20 anos do álbum “Os Filhos da Nação”, numa noite mágica que teve em palco a companhia da Banda Sinfónica Portuguesa. Foi também no Porto, na última noite de 2013, que a banda deu outro concerto marcante. Na tradicional festa de passagem de ano, o grupo actuou na Avenida dos Aliados para mais de 100 mil pessoas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1329
    13-12-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1329
    13-12-2017
    Capa Médio Tejo