Cultura | 16-02-2018 15:20

Desenho figurativo, música e palestras no Fórum Actor Mário Viegas

Desenho figurativo, música e palestras no Fórum Actor Mário Viegas
Foto O MIRANTE

Mostra de desenhos figurativos em grafite de Antero Guerra, artista plástico “multifacetado”, vai estar patente até dia 24 de Fevereiro.

O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) tem patente a exposição de desenho figurativo “Os Rostos da Alma”, de Antero Guerra, no Fórum Actor Mário Viegas, espaço onde hoje é apresentado o livro “Sintra”, de Fátima Veiga.

Numa divulgação dos eventos programados até ao final do mês neste espaço cultural situado no centro histórico de Santarém, o CCRS dá conta de que a mostra de desenhos figurativos em grafite de Antero Guerra, artista plástico “multifacetado”, vai estar patente até dia 24.

Nesse dia à tarde, o antropólogo Aurélio Lopes e o historiador de arte Vítor Serrão darão uma palestra sobre “As Faces da Arte – discursos do sagrado e do profano na arte sacra ribatejana”.

“A análise de partida incide sobre três peças de arte sacra escolhidas de entre o espólio existente no Museu Diocesano de Santarém: uma pintura em tela seiscentista, um trono de graça e, por fim, um relicário”, afirma a nota.

Na próxima sexta-feira à noite, regressa a iniciativa Jazz ao Centro com o quarteto MIGA – Make Iberia Great Again, com o saxofonista Bernardo Tinoco, Dinis Costa (piano), Pablo Moledo (contrabaixo) e Miguel Fernandez (bateria).

Para sábado à tarde está marcada mais uma edição dos “Passeios com História”, desta vez com uma visita à Quinta de Santa Marta, situada em Benfica do Ribatejo (Almeirim), com origens no século XVI e cujo palacete foi reconstruído no século XVIII, possivelmente com intervenção do arquitecto Carlos Mardel, quando já estava na posse dos Condes de Atalaia/Marquês de Tancos depois de ter pertencido ao infante D. Luís (irmão de D. João III).

“Num edifício anexo das adegas, hoje reabilitado para eventos, poderemos observar os tectos pintados classificados como Monumento Nacional”, sublinha.

Sobre o autor da exposição patente no Fórum, realça-se a participação de Antero Guerra em mais de 40 exposições, entre colectivas e individuais, as várias distinções em pintura e um prémio nacional em tapeçaria, além de vários prémios e menções honrosas em fotografia, com participação numa exposição internacional em Istambul, e distinções na área do vídeo, tendo sido o primeiro participante ibérico no Tokyo Vídeo Festival. O artista, com 60 anos, realizou a sua primeira exposição de arte digital nos Estados Unidos.

Tendo relançado o Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, o CCRS recebe até ao próximo dia 10 de Abril os originais inéditos a concurso, estando marcada a entrega do prémio para 10 de Novembro, data em que se assinalam os 70 anos sobre o nascimento do actor escalabitano (1948) falecido em 01 de Abril de 1996.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo