Cultura | 25-05-2018 11:18

Canções e histórias de canções no concerto de Fernando Tordo amanhã em Tomar

Canções e histórias de canções no concerto de Fernando Tordo amanhã em Tomar
Foto - Rita Carmo

Um dos convidados do próximo disco do artista é Carlos Moisés dos Quinta do Bill.

Amanhã à noite, 26 de Maio, Sábado, Fernando Tordo apresenta no Cine -Teatro Paraíso, em Tomar, a partir das nove e meia da noite, um concerto em que irá revisitar alguns dos temas mais marcantes da sua carreira de mais de cinquenta anos e contará como os mesmos nasceram . Numa entrevista a O MIRANTE, que será publicada na íntegra, na próxima edição, o cantor explica o formato escolhido.

"Este é um concerto muito especial em que eu vou contar como foram feitas as canções com o Ary dos Santos. Faço-o porque ainda estou vivo e não quero que se inventem histórias sobre a nossa parceria. Explico como é que certas canções foram conseguidas; onde é que elas nasceram e como foram elaboradas. A maior parte das histórias foram vividas a dois. Não há ninguém que tenha sido testemunha. No entanto já houve pessoas que à minha frente, tiveram a distinta lata de dizer que tinham assistido. Que viram o Ary a escrever este ou aquele poema. ".

Fernando Tordo diz que esta será a primeira vez que actua em Tomar, cidade onde já esteve mas há muitos anos. "A última vez que me recordo de ir a Tomar foi a convite de um amigo para um jantar no Hotel os Templários. Para actuar, não me recordo se alguma vez lá fui. Não quer dizer que não tenha actuado em Tomar mas não terá sido muito relevante porque eu não me recordo. Mas ainda bem que vou agora. Alguma vez tinha que ser.".

O artista diz que gosta de chegar aos locais onde actua com muito tempo de antecedência e desta vez fará o mesmo. "Em vez de ir no meu carro, vou com os técnicos. Saímos de Lisboa por volta da uma e meia da tarde e por isso lá para as três ou três e meia já estarei no Cine-Teatro. Provavelmente ainda vou ter tempo para dar uma voltinha pela cidade.", refere.

Quem ele ficou a conhecer recentemente, foi o vocalista da banda tomarense, Quinta do Bill. Carlos Moisés gravou com ele o tema "Coisas da Malta" para o disco "Duetos - Diz-me com quem cantas" que Fernando Tordo vai editar este ano e no qual participam, artistas como Carminho, Rui Veloso, Luísa Sobral, Tim, Rita Redshoes, Jorge Palma, Maria João, Anabela, entre muitos outros.

"Quem ouvir o original dessa canção vai rapidamente perceber porque a escolhi para cantar com o Carlos Moisés dos Quinta do Bill. Tem uma toada, tem um ritmo, tem um tipo de aceleração que tem muito a ver com os Quinta do Bill, ou pelo menos com a ideia que eu tenho do grupo. Eu não conhecia pessoalmente o Moisés. Ele foi-me indicado pelo meu agente que é um jovem do Porto, chamado Pedro Barros. A gravação correu de uma forma fantástica. Ele cantou impecavelmente. Conhecia a canção melhor que eu. Parecia que tinha sido ele que a tinha feito. Adorei estar com o Carlos Moisés. Foi uma das experiências mais interessantes que eu tive durante as gravações destes duetos".

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo