Cultura | 01-10-2018 12:05

Daniel Pereira vence prémio Carlos Paredes em Vila Franca de Xira

Daniel Pereira vence prémio Carlos Paredes em Vila Franca de Xira

Álbum “Cavaquinho Cantado” captou a atenção do júri.

O músico Daniel Pereira venceu, por unanimidade do júri, a edição de 2018 do prémio Carlos Paredes, com a obra “Cavaquinho Cantado”, prémio instituído pela Câmara de Vila Franca de Xira. O júri sublinhou a excelência interpretativa e a criatividade das obras tocadas no disco.

“Cavaquinho cantado” é um disco de continuidade para a valorização nacional e internacional do cavaquinho e de todo o trabalho realizado em torno deste tetracórdio por Júlio Pereira. “Espera-se que a atribuição do Prémio Carlos Paredes a este trabalho seja também um contributo para que os músicos desta geração e das seguintes possam dar a atenção merecida a este instrumento nacional, que para além de Portugal pode ser encontrado em diversos pontos do mundo como o Brasil, Indonésia, Cabo Verde e Hawai”, sublinha a câmara vilafranquense em comunicado.

Desde muito cedo na vida de Daniel Pereira, os instrumentos tradicionais e os cordofones em particular, fazem parte da sua existência e da sua música. O seu percurso a solo começa com um desafio vindo da Galiza e com o convite de Júlio Pereira para fazer um trabalho discográfico que aliasse o Canto com o Cavaquinho. É a partir de todas estas experiências e vivências que surge “Cavaquinho Cantado”.

O Júri do Prémio Carlos Paredes (composto por José Jorge Letria, em representação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Pedro Campos, compositor e músico, Ruben de Carvalho, crítico musical e Carlos Alberto Moniz, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores) também destacou a diversidade dos trabalhos a concurso, com vários tipos de instrumentos estilos musicais e linguagens, o fado, música mais avançada, criativa e tecnológica, o que significa que o legado de Carlos Paredes está representado na obra gravada do próprio e nas grandes interpretações que os jovens músicos fazem da sua obra.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo