Cultura | 11-06-2019 12:30

Abrantes em festa durante cinco dias

Abrantes em festa durante cinco dias
FESTA

Tasquinhas, doçaria, artesanato e muita música na rua de 12 a 16 de Junho.

O concerto que assinala o Dia da Cidade de Abrantes, a 14 de Junho (sexta-feira), vai realizar-se este ano no Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo. O palco vai estar montado no Hipódromo dos Mourões, junto ao rio Tejo, e vai receber nessa noite a cantora Mafalda Veiga, Tim (Xutos & Pontapés) e Três Bairros (acompanhados pela Orquestra Ibérica).

As tradicionais Festas de Abrantes realizam-se de 12 a 16 de Junho e vão ter ainda como atracções musicais Miguel Gameiro (acompanhado pela Academia de Músicos de Abrantes); projecto musical de Tributo a Paião e Festa M80. As ruas e praças do centro histórico vão ser transformadas nos palcos principais de música.

A Praça Raimundo Soares vai transformar-se em Praça Jovem onde vão actuar Melech Mechaya; DJ Ana Isabel Arroja; Kwantta; DJ Calado; DJ Amarelo; DJ Brix e Moullinex DJ Set. Actuam também os talentos e produções locais das quais se destacam a Orquestras de Guitarras, o Coro e a Orquestra Sinfónica do Liceu (Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes). Fernando Nobre, Carlos Pinto e Carlos Catarino inauguram o programa das festas com um arraial popular, no dia 12 de Junho, véspera de Santo António. O projecto local Viver a Música, Semáforo, Drama&Beiço e Xaral’s Dixie animam as noites do Jardim da República.

No Jardim da República vão estar as tasquinhas– dinamizadas pelas associações do concelho – o artesanato e design urbano. No Largo João de Deus vai funcionar o espaço para a doçaria tradicional local e o Espaço Família, com várias actividades para pais, filhos e avós. Nesse local, vai também estar um ateliê do projecto Tradições, intitulado “Esparteiro: Artes de Entrelaçar”, actividade artesanal ligada às técnicas de produção em esparto, originária da freguesia de Mouriscas.

Durante os cinco dias em que decorrem as festas vai haver exposições abertas ao público no quartel de Arte Contemporânea de Abrantes – Colecção Figueiredo Ribeiro, no Museu D. Lopo de Almeida e no Parque Tejo. Destaque para a colectiva de fotógrafos amadores de Abrantes, intitulada “Olhares por Abrantes”, no centro histórico e que vai ficar patente durante o Verão.

Desporto em destaque

O desporto será um dos pontos fortes do programa com a realização de Torneio de Pesca Desportiva, Downhill Urbano, Festival de Canoagem, Carrinhos de Rolamentos, Show Motorizado, Futebol e Voleibol de Praia, Torneio de Sueca e Passeio Chapa Amarela. A maioria destas actividades vai decorrer no centro histórico mas também no rio Tejo e Cidade Desportiva. A cidade recebe ainda a 4ª edição do “Abrantes na Diagonal”, uma travessia de bicicleta que conflui em Abrantes, desenhando uma rosa-dos-ventos a iniciar de quatro partidas simultâneas de Sagres, Vila Real de Santo António, Bragança e Caminha.

As Festas de Abrantes são organizadas pela câmara municipal, com o apoio das associações do concelho, entidades locais e da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede. As entradas são grátis.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1408
    19-06-2019
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1408
    19-06-2019
    Capa Médio Tejo