Desporto | 30-01-2017 00:02

Natação da Póvoa de Santa Iria está bem e recomenda-se

Natação da Póvoa de Santa Iria está bem e recomenda-se

Centro Popular de Cultura e Desporto teve cinco jovens nadadores chamados a estágios da selecção nacional e o feito não é inédito.

O Centro Popular de Cultura e Desporto (CPCD) da Póvoa de Santa Iria está de parabéns. Cinco atletas da natação foram convocados para um estágio da selecção nacional, que se realizou no Estoril e Almada. Estes estágios abrangeram duas associações (Lisboa e Santarém) e visaram identificar os dez melhores de cada grupo com cerca de 40 atletas.

O feito não é inédito. Nicole França e Soraia Delgado, de 11 anos, foram chamadas aos três estágios da selecção, na categoria de cadetes, que se realizaram em 2016. Carolina Nascimento, de 12 anos, esteve também o ano passado presente num dos estágios, como infantil. "Esta chamada foi exigente, os treinos foram difíceis e cansativos, mas por outro lado muito divertido. Conhecemos pessoas novas e convivemos com as nossas rivais. Aperfeiçoamos a técnica e aprendemos novos exercícios", referem Nicole e Soraia.

Os treinos de natação são uma rotina para estes cinco atletas quase desde nascença. Nicole e Carolina começaram a praticar natação com 6 meses. As atletas gostaram tanto do desporto que nunca mais pararam. Já Soraia quis aprender a nadar para que, nas férias, não tivesse de pedir ajuda aos pais para se manter à superfície da água. A recusa dos pais esbarrou no conselho do médico, que identificou a coluna da jovem, na altura com 7 anos, como um "pouco torta". "Ao início o foco era só a coluna mas depois fiquei cada vez melhor e passei a competir. Agora luto para ser uma das melhores", afirma Soraia.

A competição é bem visível entre estas crianças. Procuram sempre saber quem é a melhor na pista. Daniel Pankivskiy, de 11 anos, e Beatriz Costa, 10 anos, foram convocados pela primeira vez para estágio, mas já partilham o espírito competitivo das outras colegas. "Tenho aqui uma oportunidade para melhorar, pois sei que estou a evoluir", referiu Beatriz.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo