Desporto | 23-05-2017 13:37

Aulas de judo para 'super atletas' em Torres Novas

Aulas de judo para 'super atletas' em Torres Novas
INICIATIVA

Iniciativa envolveu 59 praticantes com deficiência.

Cinquenta e nove 'super atletas' participaram na super aula de judo adaptado que decorreu no dia 19 de Maio, no Palácio dos Desportos em Torres Novas, promovida pela Associação de Judo de Santarém. A vice-presidente da associação, Susana Augusto, gosta de chamar super atletas "porque estas pessoas superam-se todos os dias".

O objectivo é a divulgação do judo pelo maior número de pessoas. "Tem um cariz social e estamos a tentar fazer a integração do deficiente mental na sociedade, criar hábitos de vida saudável. O que temos tentado fazer é motivar as instituições para virem participar nestas super aulas para, de uma forma lúdica, fazerem judo”, conta Susana Augusto.

Para além destas super aulas várias instituições já disponibilizam o seu espaço para aulas periódicas como por exemplo o Centro de Recuperação e Integração de Almeirim (CRIAL) de Almeirim que já iniciou a suas aulas ou o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) de Abrantes que vai iniciar.

A judoca explica a O MIRANTE que este desporto "ajuda imenso em vários tipos de deficiência. Um cego, por exemplo, depois de ter algumas aulas e conhecimento deste desporto aprende a cair e ganha mais confiança em si próprio, porque sabe que quando cair não se vai magoar", conta.

"Já um deficiente mental tem dificuldade em controlar a força e com o judo vai aprender a dosear essa força. Este é um desporto de contacto e só o facto de estarmos agarrados já cria socialização e integração. Notam-se bastantes diferenças quando os alunos acabam as aulas. Estão mais concentrados, menos excitados, mais calmos", acrescenta.

"O lema deste concelho é 'Desporto para todos' por isso apoiamos estas iniciativas. As nossas instalações desportivas estão sempre disponíveis", diz a vereadora com o pelouro do desporto na Câmara de Torres Novas, Elvira Sequeira, acrescentando que o município está disponível para receber a próxima super aula que se deve realizar em Outubro ou Novembro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo