Desporto | 15-10-2017 12:42

Associação de Judo de Santarém comemora 40 anos

Associação de Judo de Santarém comemora 40 anos

Próximo objectivo é a criação de um centro de treino e formação de Judo da associação e ainda a realização do " summercamp".

A Associação de Judo do Distrito de Santarém comemora este domingo, 15 de Outubro, quarenta anos de actividade e aponta como principal objectivo a criação de um centro de treino e formação de Judo da associação e ainda a realização do " summercamp", que permita a vinda de cidadãos da diáspora para o Distrito de Santarém, durante oito ou quinze dias no verão, para aprender português e praticar Judo.

Filipe Lopes, director técnico da Associação de Judo do Distrito de Santarém diz que os dezoito clubes inscritos na associação e os cerca de seiscentos atletas praticantes, que poderão aumentar para oitocentos com o projecto de formação nas escolas do primeiro ciclo de Tomar, garantem a continuidade da modalidade e a aposta na formação, que potencia o aumento dos resultados desportivos.

Em 2016 a associação garantiu uma vice-campeã europeia de cadetes, e este ano, sublinha Filipe Lopes, tiveram atletas no campeonato da europa de cadetes, no festival olímpico da juventude, e no campeonato do mundo de cadetes, e vão levar um atleta este ano ao campeonato mundial de juniores.

Filipe Lopes sustenta que o judo é um desporto que aposta na formação cívica e física, "é uma filosofia de vida que prepara para as adversidades da vida". A conhecida judoca Telma Monteiro é uma referência, mas o Distrito de Santarém já tem atletas que começam a destacar-se pelos resultados obtidos, a Patrícia Sampaio, atleta júnior da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, o João Lopes, do Sport Clube Operário de Cem Soldos, o Bruno Barros, que foi campeão nacional de cadetes, também do Clube Operário de Cem Soldos, concelho de Tomar, e muitos outros que pela prática diária da modalidade vão conseguindo cada vez melhores resultados desportivos.

Outra das apostas da Associação de Judo do Distrito de Santarém passa, de acordo com Filipe Lopes, pela profissionalização de treinadores, actualmente existem apenas três treinadores profissionais, árbitros e todos os outros intervenientes técnicos na modalidade.

A cerimónia comemorativa dos quarenta anos da Associação de Judo do Distrito de Santarém está marcada para este domingo, às 17h00 na Escola Gustave Eiffel, no Entroncamento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo