Economia | 14-08-2015 14:10
Cheque-formação para as empresas do Ribatejo
As candidaturas dos activos podem ser apresentadas pelas empresas ou pelos próprios trabalhadores
As empresas do Ribatejo vão poder usar o cheque formação, um incentivo para financiar as 35 horas de formação obrigatórias por lei a cada um dos seus colaboradores. Segundo informa a Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant, o cheque-formação é um financiamento directo que visa reforçar a qualificação e a empregabilidade através da concessão de um apoio às empresas, aos trabalhadores e aos desempregados que frequentem acções de formação ajustadas às necessidades das empresas e do mercado de trabalho.As candidaturas dos activos podem ser apresentadas pelas empresas ou pelos próprios trabalhadores. O apoio, a atribuir pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), considera o limite de 50 horas no período de dois anos e um valor hora de quatro euros, num montante máximo de 175 euros, sendo o financiamento máximo de 90 por cento do valor total da acção de formação, comprovadamente pago.Os desempregados que frequentem a formação, com uma duração máxima de 150 horas em dois anos, têm direito a um apoio financeiro correspondente ao valor total da acção de formação até ao montante máximo de 500 euros. No caso dos desempregados, o percurso de formação deve responder às necessidades que constam dos respectivos Planos Pessoais de Qualificação, determinados por um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional.O cheque-formação é atribuído a activos empregados, independentemente do nível de qualificação, cujas candidaturas são apresentadas pelo próprio ou pela entidade empregadora. Também podem aceder os desempregados detentores de nível 3 a 6 de qualificação (do ensino secundário à licenciatura) inscritos há, pelo menos, 90 dias consecutivos.Após a publicação da Portaria que cria a medida Cheque-Formação, aguarda-se a aprovação do respectivo regulamento específico por parte do IEFP, para que seja possível a realização de candidaturas. As empresas do Ribatejo que pretendam mais esclarecimentos sobre esta medida, podem contactar o Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através dos contactos dfq@nersant.pt.
Mais Notícias
A carregar...

O Coral Infantil e Juvenil de Ourém, da Academia de Música Banda de Ourém, assinalou o seu 45º aniversário com uma actuação que decorreu no domingo, 3 de Fevereiro, na sede da colectividade. Os jovens cantores mostraram os seus dotes vocais e no final cantaram os parabéns.
Primeiro Plano | 19-02-2019
Edição Semanal
Noticias Mais Vistas
1
Morte súbita de auxiliar educativa causa consternação
2
Uma empresa onde patrão e empregados são como uma família
3
Ferida grave em queda de terceiro andar em Santarém
4
Mulher morta na Golegã é da Chamusca
5
Funeral de mulher assassinada pelo ex-companheiro marcado
Cavaleiro Andante

À procura de pechinchas?
O Cavaleiro Andante apanhou o vereador da Câmara de Santarém, Jorge Rodrigues, ‘à civil’ a passear descontraidamente na Classic Expo do Cartaxo que decorreu recentemente no pavilhão de exposições dessa cidade. Pelos vistos, o autarca é apreciador dos veículos de duas e quatro rodas. Ou então andava só à procura de algumas pechinchas em segunda mão para reforçar o parque automóvel da autarquia...
Guarda Rios

Pontaria afinada.
A Companhia teatral Cegada, de Alverca, estreou com estrondo a peça “Casal Aberto”, inspirada num texto do dramaturgo italiano, Dario Fo. Não só o espaço foi pequeno para acolher toda a gente que quis ver a peça como também esta mereceu destaque ao longo da semana em vários órgãos de comunicação, como o Expresso e a RTP. É caso para dizer que este tiro cultural... foi mesmo em cheio.