Economia | 20-02-2016 14:28

Nersant alertou para a importância do marketing digital

No Café Temático foram facultadas formas práticas e económicas de manter presença e negócio digital.

"Não se compra o que não se conhece". Foi este o mote lançado pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, no segundo café temático sobre empreendedorismo dinamizado pela associação, e que se centrou na importância do marketing digital nas empresas com baixos orçamentos para comunicação. Foram facultadas formas práticas e económicas de manter presença e negócio digital.
A sala da Nersant foi pequena para acolher tantos interessados. Nesta sessão estiveram presentes diversas startups do Ribatejo, muitas delas acompanhadas no âmbito do programa de apoio da associação, Sítio do Empreendedor, bem como diversos profissionais ligados ao sector da comunicação.
Jacinto Figueiredo foi o orador convidado pela Nersant que explicou os benefícios de realizar acções de marketing digital nas empresas. "As empresas percebem a importância de possuírem, hoje em dia, uma identidade digital e de marcarem seu território no mundo online. Isto porque a presença digital é uma porta aberta ao cliente 24 horas por dia, sem restrições temporais e de localização. Veja-se que uma loja aberta em determinado espaço apenas chega aos consumidores locais, enquanto a empresa na web chega a todo o mundo", começou por dizer o orador convidado pela Nersant.
E a verdade é que a presença digital é útil e necessária para todos os serviços e para todo o tipo de empresas. Obviamente que as grandes marcas e as grandes empresas têm outro poder para comunicar os seus produtos ou serviços. Mas ainda assim, há "pequenas coisas" que empresas de pequeno porte ou startups podem fazer no que diz respeito à comunicação, em especial na comunicação digital.
O primeiro passo, foi explicado na sessão, é ter presença online, nomeadamente através de um website. "Embora as redes sociais sejam um importante e rápido canal de comunicação, a criação do site nunca deve ser dispensada. Lembrem-se que as redes sociais passam por transições, aparecerem e desaparecem, assim como o público migra de uma para outra, mas o vosso site será sempre vosso e será sempre o ponto de referência", disse Jacinto Figueiredo. As redes sociais são realmente importantes, mas como um canal de informação sucinto e constante para o seu público e que devem ser utilizadas como a vitrina do site da empresa, continuou o orador.
Também a melhor forma de divulgar os negócios no Google – "páginas amarelas do mundo moderno" – foi explicada às empresas. E, recordou Jacinto Figueiredo, tudo depende do tipo de negócio e do objectivo que se pretende atingir. Mas, não obstante o meio utilizado, o importante é que as empresas percebam que a presença na web é essencial nos dias que correm, para que os seus serviços e produtos sejam acessíveis a todos.
No final da apresentação, os participantes conversaram sobre as suas experiências ao nível do marketing digital e aproveitaram para esclarecer algumas questões em relação à sua própria experiência.
O marketing digital compõe-se de ações de comunicação que as empresas podem utilizar através de meios digitais (internet, telemóvel e outros meios) para divulgar e comercializar os seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos. O marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrónicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Este Café Temático de Empreendedorismo foi o segundo de uma série de sessões mensais que a Nersant realizará ao longo do ano 2016, nas quais, de forma informal, se pretendem debater temas práticos da vida das novas empresas e reforçar o network entre os novos empresários.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo