Economia | 19-02-2017 16:02

Startup Santarém líder na submissão de candidaturas ao Vale Incubação

Startup Santarém líder na submissão de candidaturas ao Vale Incubação

A Startup Santarém foi a entidade que mais candidaturas submeteu ao Vale Incubação uma das medidas lançadas em Junho de 2016 no âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo Startup Portugal. Até 31 de Janeiro, foram submetidas ao IAPMEI 120 candidaturas, tendo 22 delas sido preparadas e submetidas pela Nersant através desta sua incubadora, que assume a liderança nacional ao submeter 18% das candidaturas.

A região Centro submeteu 39 candidaturas. Do Alentejo, área onde se encontra localizada a Startup Santarém, chegaram 32 candidaturas, do Norte 27, da região de Lisboa 18 e do Algarve apenas duas. Das 32 candidaturas remetidas pelo Alentejo, a maior região de Portugal e que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém (sub-região da Lezíria do Tejo), 22 das candidaturas foram submetidas pela Startup Santarém que candidatou assim 69% dos projectos da região Alentejo e 18% dos projetos a nível nacional.

O distrito de Santarém foi de facto o distrito que mais candidaturas apresentou a este incentivo ao Governo. As palavras foram do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que chegou mesmo a admitir que do distrito de Santarém veio um quinto das candidaturas. "Se pensarmos que um quinto das candidaturas a nível nacional são 24 candidaturas, podemos afirmar que a Startup Santarém foi líder no que diz respeito à submissão de candidaturas Vale Incubação ao IAPMEI", referiu António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, acrescentando que "estes números vêm confirmar uma nova vontade empreendedora da região, mas também o dinamismo da associação empresarial que todos os dias se debate por levar informação e trazer empresas para estes incentivos, que são preciosos nos dias que correm".

De referir que, em Dezembro, a Nersant mobilizou os empresários da região para conhecerem o Vale Incubação, tendo realizado duas sessões de esclarecimento sobre o incentivo, em Torres Novas (Médio Tejo) e em Santarém (Lezíria do Tejo).

O Vale Incubação prevê apoios para a incubação e aceleração de empresas nos próximos quatro anos no valor de 10 milhões de euros e dirige-se a projectos simplificados de empresas com menos de um ano. São susceptíveis de apoio os projectos de aquisição de serviços de incubação na área do empreendedorismo, imprescindíveis ao arranque das empresas, a entidades devidamente acreditadas, como é o caso da Nersant, que o fez através da Startup Santarém. Cada incubadora pode receber até 20 Vales, sendo que a Startup Santarém, com a apresentação das 22 candidaturas, ultrapassou este número.

Através desse incentivo, podem ser adquiridos apoios na área da gestão, marketing e assessoria jurídica. As empresas podem ainda contratar às entidades acreditadas serviços no âmbito do desenvolvimento de produtos e serviços.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo