Economia | 18-03-2017 10:01

Bessa diz que Assembleia da República tem um quisto

Bessa diz que Assembleia da República tem um quisto
AIP

Daniel Bessa não acredita na recuperação económica de Portugal com uma dívida monstruosa. Para exemplificar o quanto é critico sobre a politica de imposto diz que qualquer dia o Estado cobra imposto ao cidadão que sai à rua com uma camisa lavada.

Daniel Bessa foi o comentador residente da primeira sessão dos “Encontros da Junqueira” que teve como orador Ricardo Reis, professor na London School of Economics.

O professor de Economia e ex-ministro não deixou o seu crédito por mãos alheias. Ao contrário do orador, Daniel Bessa tem muitas dúvidas sobre o rumo do país e considerou que um dos males está na Assembleia da República onde há um quisto que pode estragar tudo.

“Claro que concordo com alguma das coisas que foram ditas, e em algumas áreas da economia portuguesa houve melhorias, mas isso também não admira. Ainda ontem estive numa outra iniciativa parecida com esta e patrocinada pelo Presidente da República. Percebe-se que até o Presidente da República tem esta agenda na cabeça. Mas os tempos não estão fáceis. Eu não queria ser ministro da Economia. Nesta altura o ministro não sabe de que terra é ao contrário de outros membros do Governo que sempre vão encontrando alguma tábua de salvação”.

Para Daniel Bessa “qualquer que seja o caminho que Portugal vá trilhar estamos sempre condenados pelo passivo. E podemos dizer que ele é astronómico ou até monstruoso. Podemos pôr a hipótese de atenuarmos o peso da dívida com a ajuda dos credores; mas como é que se vai negociar à Europa com os principais credores com parceiros de Governo que defendem publicamente a saída do Euro?"

“A subida do peso das exportações portuguesas foi o melhor que aconteceu a Portugal nos últimos anos mas também aqui podemos adivinhar um grande ponto de interrogação; não houve investimentos a condizer; ou as empresas andam a perder dinheiro com as exportações, o que é muito provável, ou os empresários não sabem o que andam a fazer”, disse, sempre seguindo a linha de raciocínio do orador convidado, tecendo elogios à sua juventude e desejando que ele tenha toda a razão do mundo para ser mais optimista.

Daniel Bessa não é só crítico do Governo que “qualquer dia cobra imposto ao cidadão que sai à rua com uma camisa lavada”. Para ele os empresários que se gabam de terem muitos lucros e não promovem boas políticas salariais são iguais aos políticos; “Eu nunca me orgulharia de qualquer bom resultado das minhas empresas se não tivesse promovido melhorias salariais dos meus trabalhadores”, afirmou, como exemplo.

Ainda sobre as empresas e a sua forma de se promoverem, Daniel Bessa considerou ridícula a existência de feiras em Portugal para se venderem produtos ao mundo; “Alguém vem cá para nos comprar produtos? Claro que não vêm. É nas feiras lá fora é que se faz caminho”, disse.

Esta foi a primeira de três sessões dos “Encontros da Junqueira” que a AIP organiza ao longo do ano no âmbito do programa de comemorações dos 180 anos da associação.

Nas três edições dos “Encontros da Junqueira” serão abordados temas como o financiamento, investimento e internacionalização da economia; os novos modelos de negócio e a organização empresarial, o capital humano e a retenção de talentos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo