Economia | 10-04-2017 14:30

Agromais aposta em energias renováveis com sistemas fotovoltaicos

Agromais investiu mais de 400 mil euros neste projecto.

A Agromais inaugurou recentemente dois sistemas fotovoltaicos - que ocupam uma área total de 7.200 metros quadrados - com uma capacidade para produção anual de energia superior a 570,57 Mwh e uma poupança de emissões anuais de 176,4 toneladas de dióxido de carbono (CO2). O projecto, fornecimento e instalação destes sistemas, colocados na Agromais, em Riachos, (concelho de Torres Novas) e na Hortejo, no Pinheiro Grande (concelho da Chamusca) é da responsabilidade da empresa Ikaros-Hemera, empresa especialista no sector dos painéis solares fotovoltaicos. A Agromais investiu mais de 400 mil euros neste projecto.

O sistema de Riachos é uma Unidade de Pequena Produção (UPP) e tem uma autonomia prevista de 86 por cento (%). No Pinheiro Grande o sistema utilizado é uma UPAC (Unidade de Produção para Auto Consumo) que utiliza sistemas fotovoltaicos com o objectivo de produzir electricidade para consumo próprio. O período de retorno do investimento está estimado em seis anos. O director geral da Agromais, Jorge Neves, destaca que estes são alguns dos aspectos “relevantes da aposta inovadora da Agromais nas energias renováveis, de que estas duas unidades de produção de energia solar são um primeiro passo. Consideramos a aposta em energias renováveis fundamental para podermos tornar as nossas explorações agrícolas autónomas em termos energéticos”, referiu.

O director geral da Ikaros-Hemera, Duarte Caro de Sousa, destacou algumas das principais aplicações previstas para as soluções instaladas. “Fornecer energia eléctrica a lugares remotos, onde os custos de montagem de linhas eléctricas são superiores aos custos do fotovoltaico; abastecer locais onde não é possível instalar linhas eléctricas; alimentar sistemas autónomos, bombas de água para irrigação, sinalização, telecomunicações e muitos outros”, sublinhou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo