Economia | 24-04-2017 01:21

Nersant e IAPMEI esclareceram Sistema de Indústria Responsável

Requisitos técnicos clarificados em sessão na Startup Santarém.

O Sistema da Indústria Responsável (SIR) regula, entre outros aspectos, o exercício da actividade industrial. Assenta numa mudança de paradigma em que o Estado, no espírito do Licenciamento Zero, reduz o controlo prévio e reforça os mecanismos de controlo à posteriori, acompanhados de maior responsabilização dos industriais e das demais entidades intervenientes no procedimento.

Com o objectivo de sensibilizar os industriais para a temática, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou, na Startup Santarém, uma sessão de esclarecimentos sobre os requisitos técnicos de instalação/exploração do SIR e que contou com a participação de dezenas de empresários.

O seminário, dinamizado em parceria com o IPAMEI, responsável pelos esclarecimentos prestados, sintetizou o referencial de actuação em sede de exploração dos estabelecimentos industriais, nos domínios da segurança e saúde no trabalho, da segurança industrial, da segurança alimentar e do ambiente.

Requisitos técnicos de instalação/exploração relacionados com a segurança e saúde no trabalho, organização das actividades de segurança e saúde no trabalho, requisitos das instalações, fatores de risco profissional e segurança industrial, requisitos de exploração relacionados com o ambiente e requisitos administrativos foram as temáticas esclarecidas na sessão por parte do IAPMEI.

O programa do evento contou também com a intervenção da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), que falou sobre os princípios da Segurança Alimentar. No final, houve espaço para debate e questões por parte das empresas participantes.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Médio Tejo