Economia | 26-04-2017 00:02

Nersant promove encontro temático sobre a Indústria 4.0

Iniciativa decorre no dia 4 de Maio, pelas 14h30, na Startup Santarém.

Com o objetivo de responder ao novo paradigma da digitalização da indústria, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, promove no dia 4 de Maio, pelas 14h30, na Startup Santarém, um encontro temático sobre a Indústria 4.0. A participação das empresas é inteiramente gratuita, carecendo apenas de inscrição prévia, que pode ser feita no portal da associação empresarial, em www.nersant.pt.

A Indústria 4.0 ou a 4.ª Revolução Industrial caracteriza-se pela digitalização da indústria nos processos de produção. Resulta da combinação das potencialidades de diferentes tecnologias, como a automação, o big data, a internet das coisas (IoT - Internet of Things), a cloud, os dispositivos móveis, as redes sem fios ou os sistemas cibernéticos. É uma nova vaga de integração digital que cria "fábricas inteligentes", nas quais máquinas e produtos estão ligados em rede através das TIC.

A I4.0 representa a entrada definitiva e inevitável das TI no chão de fábrica, com implicações a todos os níveis do sistema de produção. Este modelo industrial corresponde no fundo à introdução em pleno das tecnologias digitais nas empresas, em que os meios de produção estão ligados digitalmente, as cadeias de abastecimento estão integradas e os canais de distribuição são digitalizados.

A realização deste encontro temático pretende responder a esse objectivo. O mesmo traduzir-se-á numa reunião aberta, no qual serão discutidos problemas e constrangimentos comuns quanto ao novo paradigma industrial - Indústria 4.0. No final da sessão, as empresas serão convidadas a integrar os Grupos Temáticos de Inovação Partilhada, no âmbito dos quais será realizado um Diagnóstico Individualizado na empresa, com informação estruturada sobre a situação actual e potencial de implementação dos principais conceitos associados à Indústria 4.0.

O encontro temático sobre a indústria 4.0 realiza-se ao abrigo do projecto InovPME, financiado no âmbito do Portugal 2020.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo