Economia | 31-05-2017 17:35

Portugal tem legislação mais avançada da Europa mas ainda existem dificuldades”

Portugal tem legislação mais avançada da Europa mas ainda existem dificuldades”
O presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro

Opinião do presidente da Associação Industrial Portuguesa durante sessão de apresentação das condições de comercialização do Valleypark no Cartaxo.

“Portugal tem, desde 2001, legislação mais avançada da Europa em termos de licenciamento e ordenamento do território mas existem algumas dificuldades em avançar com os projectos devido às dificuldades de relacionamento entre os ministérios da Economia e Ambiente”. As palavras são do presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), José Eduardo Carvalho, durante a sessão de apresentação das condições de comercialização da Área de Localização Empresarial do Falcão – Valleypark que decorreu na tarde desta quarta-feira, 31 de Maio, no Cartaxo. A sessão contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

A partir de agora os empresários já podem comprar terrenos na Área de Localização Empresarial do Valleypark que foi construída em 2012. No entanto, a Câmara do Cartaxo esteve impedida de registar os terrenos onde está construído o Valleypark uma vez, segundo o presidente da câmara da altura, Paulo Caldas (PS), os lotes não eram vendidos porque o plano de pormenor nunca foi registado uma vez que os bancos não o permitiam.

O processo arrastou-se tendo agora um grupo de investidores ter comprado os créditos que dois bancos tinham do Valleypark desbloqueando a situação, sendo que agora já se pode comercializar os lotes.

Segundo José Eduardo Carvalho já foram investidos cerca de 6.3 milhões de euros no Valleypark e está previsto investir mais 10.3 milhões, num total de investimento de cerca de 16 milhões de euros. O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, sublinhou a centralidade da infra-estrutura em relação a todo o país, estando situado mesmo ao lado do nó da auto-estrada do norte. O ministro da Economia realçou que a Área de Localização Empresarial do Cartaxo é um bom exemplo do bom momento que Portugal atravessa e acredita que as empresas se vão instalar no Valleypark e que o investimento vai ser rentabilizado.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo