Suinicultores lançam no Cartaxo carne certificada de "qualidade superior"
Congresso Nacional de Suinicultura deu o pontapé de saída para a campanha “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”.
A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura apresentou esta sexta-feira, 23 de Junho, no Cartaxo, o selo de certificação de carne de porco portuguesa de “qualidade superior”, porco.pt, iniciando a campanha “Dê o porco ao manifesto – Escolha o que é nosso”.
A apresentação decorreu no final do oitavo Congresso Nacional de Suinicultura, que decorreu nos dias 22 e 23 de Junho no Centro Cultural do Cartaxo, e no qual cerca de 400 profissionais do sector - entre produtores, veterinários, farmacêuticos, representantes das indústrias de rações e também responsáveis de entidades oficiais – debateram questões como estratégias de desenvolvimento e internacionalização, promoção de raças autóctones, melhoria das práticas de produção (nomeadamente sanitárias e de bem-estar animal) e a criação de metodologias de diferenciação da carne de porco pela qualidade.
A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura (FPAS) explica o lançamento da marca porco.pt com o facto de, segundo um estudo que promoveu, 52% da população portuguesa desconhecer a origem da carne que consome.
O selo tem como principal objectivo “diferenciar a carne de porco produzida em Portugal e surge como resposta do setor à crise vivida nos últimos dois anos”, afirma a FPAS, sublinhando que o novo produto cumpre um “rigoroso caderno de especificações, homologado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e que regula todo o processo de produção, abate, transformação, comercialização e promoção de uma carne de qualidade superior”, com certificação por uma entidade independente.