Economia | 08-08-2017 02:22

Obriverca vai ser liquidada com dívidas ao Estado de 72 milhões

Obriverca vai ser liquidada com dívidas ao Estado de 72 milhões
FALÊNCIA

Empresa fundada por Eduardo Rodrigues e Luís Filipe Vieira está falida.

A Obriverca SGPS, sociedade gestora de participações sociais (holding) criada em Alverca pelo empresário Eduardo Rodrigues, para servir de chapéu às restantes empresas do grupo, está falida e com dívidas de 392 milhões de euros. Desse valor, 72 milhões são reclamados pelo Estado através da Caixa Geral de Depósitos e da empresa estatal Parvalorem, entidade que gere a carteira de créditos adquiridos no processo de reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN).


Os dados foram avançados na última semana pelo semanário Expresso que nota que o processo de liquidação da Obriverca está em curso na justiça e que a única forma da empresa conseguir pagar tudo o que deve passa pela venda do seu património, operação que deverá demorar três a quatro meses. Mas é quase certo que muitos dos maiores credores vão mesmo sofrer perdas incobráveis face ao montante total de créditos que reclamam.


A Obriverca SGPS é a holding “chapéu” de todo o grupo, que inclui, por exemplo, a Obriverca Construções e Projectos. O processo de liquidação avançou depois da Caixa Geral de Depósitos ter avançado com uma acção de execução em Abril reclamando 416 mil euros referentes a um projecto imobiliário em Braço de Prata, Lisboa. Dois meses depois, em Junho, a empresa entrou no Tribunal de Vila Franca de Xira com um pedido de instauração de um Plano Especial de Revitalização, não aprovado, que leva agora à liquidação da Obriverca. Uma das soluções para ir buscar valor à empresa para pagar aos credores passa também pela venda de participações que a empresa tem em vários fundos. Mas não se sabe por quanto dinheiro essas participações poderão vir a ser vendidas.

Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo