Economia | 24-11-2017 08:56

Projecto de Inovação na Gestão encerra com 17 empresas certificadas

Projecto de Inovação na Gestão encerra com 17 empresas certificadas

Associação Nersant dinamizou RING - Ribatejo Inovação na Gestão.

Dezassete empresas da região implementaram e certificaram sistemas de gestão através do RING - Ribatejo Inovação na Gestão, projecto promovido pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, com o apoio do Compete 2020. Os certificados de participação foram entregues em Torres Novas, na sede da associação, no dia 20 de Novembro.

Quanto aos concelhos de origem das empresas, a maior parte é de Santarém (4), seguindo-se os concelhos de Benavente e Ourém, com três empresas cada um. Torres Novas, Abrantes, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Constância e Tomar tiveram uma empresa aderente.

Na cerimónia de encerramento do projecto, estiveram presentes o vice-presidente da Direcção da Nersant, Domingos Chambel, o secretário Técnico do Compete 2020, Francisco Nunes, e o presidente do Conselho Directivo do IAPMEI, Jorge Marques dos Santos, que entregaram os certificados de participação às empresas presentes.

Domingos Chambel aproveitou a ocasião para congratular as empresas presentes por mais este passo. "A economia tem vindo a transformar-se ao longo dos tempos. Dispõe actualmente de novas abordagens, de novas tecnologias, e, logo, necessita de novas formas de gestão", disse o vice-presidente da Nersant, acrescentando e advertindo os presentes que "actualmente quem consegue vender é quem tem conhecimentos. E em boa hora estas empresas entenderam dotar-se de conhecimentos".

Francisco Nunes, representante do Compete 2020, afirmou que "é muito importante perceber que este apoio do Compete 2020 ao projecto promovido pela Nersant se materializou em resultados, mas também que, para além da mais-valia financeira, as empresas ficaram a ganhar com a troca de experiências entre todos, uma vez tratar-se de um projeto conjunto".

O presidente do Conselho Directivo do IAPMEI, José Marques dos Santos, reiterou a opinião dos anteriores oradores ao afirmar a importância do projecto RING. "Não basta captar conhecimento. É preciso mantê-lo dentro da empresa, pelo que a implementação de sistemas de gestão é essencial. São eles que mantêm o conhecimento dentro da empresa, porque as pessoas podem um dia sair. Que essa vitalidade fique captada em processos e sistemas", alertou, acrescentando ainda que a certificação não é o fim do processo, mas sim o início. "Com a certificação, começou a melhoria contínua", lançou.

Sistema de Gestão da Qualidade foi o mais procurado

No caso das 17 empresas que integraram este projecto, o Sistema de Gestão mais procurado foi o Sistema de Gestão da Qualidade, no total de 13 empresas. Oito empresas efectuaram a revisão da Norma ISO 9001 para a versão 2015 e certificaram-se de acordo com a mesma e outras cinco empresas optaram pela implementação de raiz e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade. O Sistema de Gestão de Segurança Alimentar foi ainda implementado e certificado em quatro empresas do distrito de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo