Economia | 12-06-2018 10:22

Escola de Alcanena vence Concurso de Ideias de Negócio da região Centro

Escola de Alcanena vence Concurso de Ideias de Negócio da região Centro
Foto DR

Projecto que visa a produção de um couro antialergénico já tinha sido premiado no âmbito do EmpreEscola - Vive o Empreendedorismo.

A ideia de negócio vencedora da edição deste ano do concurso EmpreEscola - Vive o Empreendedorismo, promovido pela NERSANT, acaba de vencer também o Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro. Trata-se de um projecto de biocouro desenvolvido por alunos da Escola Secundária de Alcanena.

O projecto Eucalygrape Leather visa a produção de um couro antialergénico a partir de bagaço de uva e extractos de eucalipto, de modo a reduzir a utilização de químicos nocivos à saúde humana. Incorpora o conceito de bioeconomia, uma vez que se trata, objectivamente, da produção de um biocouro totalmente inovador, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Foi no dia 7 de Junho que a CCDR Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional) Centro promoveu a quinta edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, de onde saiu vencedora a Escola Secundária de Alcanena.

Foi tido em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacto para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada. Nesta edição, o júri foi formado por Anabela Dinis (pró-reitora da UBI), António Correia (ex-presidente da Câmara Municipal de Peniche), Manuel Assunção (ex-reitor da Universidade de Aveiro) e José Pedro Moura (empresário Book in Loop).

Competiram no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, oito ideias de negócio que representam cada uma das Comunidades Intermunicipais da Região Centro.

Segundo lugar no FCT-Nova Challenge

O projecto Eucalygrape Leather arrecadou ainda o 2.º prémio, no total de 5.000 euros, no concurso FCT NOVA Challenge. Os finalistas foram conhecidos na cerimónia de entrega de prémios no dia 8 de Junho, pelas 14h00, no Grande Auditório da FCT NOVA (Campus de Caparica)..

O FCT-Nova Challenge tem como objectivo promover nos jovens estudantes do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário o interesse pelo conhecimento científico, proporcionar a interacção entre os jovens e investigadores, bem como estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia..

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo