Economia | 18-06-2018 18:53

Vai ser criada uma Startup em Ourém

Numa parceria da câmara municipal e da Nersant

Vai ser criada em Ourém uma startup, estrutura de apoio ao empreendedorismo e à instalação de empresas no concelho. Nesse sentido é assinado esta quarta-feira dia 20 de Junho, pelas 12h00, um protocolo entre a Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant e o Município de Ourém.

O acordo para a criação da startup surge da vontade do município em "reforçar o seu papel no apoio aos agentes económicos de Ourém, e aos que nele se pretendam instalar, facilitando-lhes toda a colaboração de forma a assegurar o desenvolvimento crescente e sustentado dos seus projectos numa fase inicial, contribuindo assim positivamente para o fortalecimento socioeconómico do concelho", refere a Nersant.

A Startup Ourém, além de dinamizar o empreendedorismo, tem por objectivo também desenvolver iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento a apoio técnico aos empreendedores e às empresas e disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento. É também função da estrutura a criação de um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver acções para atracção de novos investidores.

No âmbito do protocolo, o município compromete-se a encaminhar para a Nersant os novos projectos empresariais que pretendam fazer uma primeira instalação, bem como aqueles que pretendam expandir a sua actividade, para que a associação possa apoiar o desenvolvimento da ideia de negócio e/ou do projecto empresarial, garantindo o seu crescimento sustentável nos primeiros anos de actividade. À Nersant cabe realizar acções de informação e prestar apoio técnico diversificado às empresas instaladas, com vista à superação de necessidades sentidas.

A Nersant tem ainda por missão estruturar possíveis candidaturas conjuntas no âmbito do Quadro Comunitário – Portugal 2020, a realizar acções de formação para colaboradores das empresas do concelho. A Startup Ourém vai ser instalada no ex-Edifício do CRIO - Centro de Recuperação Infantil Ouriense, na Praceta Professor António de Oliveira, após obras de adaptação do espaço. Também o Núcleo Nersant de Ourém, actualmente situado no Centro de Negócios daquela cidade, deverá deslocar-se para este espaço.

Com este protocolo, a associação empresarial dá assim um novo passo em direcção à criação da marca Startup Ribatejo, rede inter-regional de apoio ao empreendedorismo, liderada pela associação empresarial.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1368
    12-09-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1368
    12-09-2018
    Capa Médio Tejo