Economia | 03-10-2018 20:00

Chamusca perdeu 20 por cento da população em 16 anos

Chamusca perdeu 20 por cento da população em 16 anos
Manuel Simões, Diretor-Geral da ECODEAL - Foto O MIRANTE

Os dados foram revelados pelo Director-Geral da ECODEAL, Manuel Simões.

A Chamusca perdeu 20 por cento da população nos últimos 16 anos. Os dados foram revelados pelo Director-Geral da ECODEAL, Manuel Simões, durante o painel "Factores de Competitividade Regionais", no decorrer do fórum “Agendas Locais”, organizado pela Associação Eco Parque do Relvão, pelo município e pela Associação Empresarial da Região de Santarém.

O director da ECODEAL diz este "é um problema transversal em toda a Europa, embora na Chamusca se note bastante", "Sem pessoas não podemos fazer nada e existe até um estudo que prevê que daqui a 40 anos Portugal terá uma população de cerca de seis milhões de habitantes"

Manuel Simões considera ser "necessário criar uma estratégia e políticas de incentivos à atracção e fixação de pessoas na região". Quanto às empresas "é necessário atrair as industrias transformadoras que que são os nossos principais clientes, que são as empresas que produzem resíduos e que precisamos de atrair para o Eco Parque".

O director da ECODEAL referiu ainda que é necessário cria acessibilidades para que a matéria prima possa entra e sair sem problemas e "fundamentalmente é preciso ter as pessoas para trabalharem nessas industrias".

O Eco Parque do Relvão "é um dos parques na Europa com maior concentração das melhores tecnologias em termos de resíduos e por isso propusemos que se torne num centro tecnológico, com a parceria de universidades e partilha de experiências e formação de pessoas", revelou Manuel Simões.

Já no fim da sua intervenção Manuel Simões referiu que o Eco Parque precisa de uma associação forte, e essa só poderá ser forte, se contar com a intervenção de todos os seus associados e de todos os que estão instalados no parque".

Notícia desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo