Economia | 12-10-2018 18:04

Festival de Gastronomia de 26 de Outubro a 04 de Novembro

Festival de Gastronomia de 26 de Outubro a 04 de Novembro

Sob o lema “Dez Dias para Descobrir Santarém Enquanto Prova Portugal”, o “mais antigo festival gastronómico” do país leva “o melhor da tradição gastronómica nacional” à Casa do Campino.

A 38.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, dedicada ao azeite, vai acontecer de 26 de Outubro a 04 de Novembro, trazendo a Santarém três chefes distinguidos com estrela Michelin, anunciou esta sexta-feira, 12 de Outubro, a organização.

Sob o lema “Dez Dias para Descobrir Santarém Enquanto Prova Portugal”, o “mais antigo festival gastronómico” do país leva “o melhor da tradição gastronómica nacional” à Casa do Campino, contando a edição deste ano com “banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper” e ainda pela “revelação ribatejana Rodrigo Castelo”.

O festival é este ano organizado pela empresa municipal Viver Santarém, com produção da Essência do Vinho e parceria da Câmara Municipal de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A escolha do azeite como tema do festival é justificada pela organização com o facto de ser um alimento “típico, transversal e tão português”, servindo de inspiração às “criações” dos chefes convidados para a confecção dos banquetes que vão acontecer nas sextas-feiras e sábados.

Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante, fará a estreia no dia 26 de Outubro, seguindo-se Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, no dia 27, Joachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, a 02 de Novembro, e Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém, no dia 03.

Nos 12 restaurantes presentes no evento serão dadas a provar “especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira” e nas tasquinhas típicas os produtos regionais, vinhos e doçarias.

Ao longo dos dez dias irão realizar-se aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas.

Com programação própria, os municípios produtores de azeite Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores vão apresentar-se, em dias distintos, oferecendo degustações gastronómicas para “descobrir e apreciar o azeite”.

O festival vai ainda acolher, a 29 de Outubro, a cerimónia de entrega dos prémios “Great Taste Awards Portugal”, e, no dia 31, irá atribuir o primeiro prémio “Modernidade e Tradição”, que distinguirá o melhor prato inspirado em azeite, numa competição entre os antigos vencedores do concurso nacional “Jovem Talento de Gastronomia”.

No dia 01 de Novembro será apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, um documento com 557 receitas recolhidas pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, “em entrevista a 180 pessoas, na sua maioria idosas, como forma de preservar o património gastronómico da região”.

A entrada no festival, com um custo de dois euros, dá acesso a visitas guiadas gratuitas à cidade de Santarém, a primeira das quais, no dia 27 de manhã, será dedicada ao “Azulejo”, seguindo-se, no mesmo dia à tarde e ainda nos dias 31 de Outubro e 02 de Novembro, “Visita 360º” e, no dia 30 de manhã, “Fora de Portas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo