Economia | 28-12-2018 10:00

Agrocluster Ribatejo integra consórcio europeu

Iniciativa visa o desenvolvimento do sector agroalimentar em cinco regiões da Europa

O Agrocluster Ribatejo passou a integrar o AgriRenaissance - "Innovation-driven agri-food sectors for a European industrial renaissance". Um projecto europeu que pretende promover o desenvolvimento de toda a cadeia agroalimentar em cinco regiões da Europa. Financiado pelo programa Interreg EUROPE, o projecto representa as regiões europeias de La Rioja (Espanha); Vilnius (Lituânia); Mazovia (Polónia); Calábria (Itália) e Centro (Portugal).

O projeto tem como parceiros, para além do Agrocluster Ribatejo, o CTIC - CITA Logronho - Espanha, o Ministério da Agricultura da Lituânia - Lituânia, a Agência para o Desenvolvimento da região da Mazovia - Polónia, o Governo Regional de Varsóvia - Polónia e a Região da Calábria - Itália. Na sua génese está a necessidade de revitalização do sector agroalimentar sentida por parte da região espanhola de LaRioja e a consequente união deste Governo regional ao CTIC-CITA, como centro de desenvolvimento tecnológico de referência nesta região, para o desenvolvimento de um projecto que procurasse resolver este défice.

A ideia é valorizar as sinergias entre estas regiões de modo a potenciar o desenvolvimento de toda a cadeia agroalimentar, em consonância com os objectivos da nova política industrial Europeia. Deste modo pretende-se influenciar e contribuir para a elaboração das políticas na construção das futuras oportunidades de financiamento europeu, abordagem que facilitará o aparecimento de novas cadeias de valor intersectoriais, bem como a geração de redes de cooperação nas regiões, e evitando duplicações no investimento em I&D.

O projecto pretende trabalhar no aumento dos recursos de investigação e inovação, melhorando as infraestruturas e competências, estimular a colaboração público-privada para alcançar a excelência em I&D e hibridizar o sector agroalimentar com outros sectores industriais a nível regional e da União Europeia. O projecto tem a duração de quatro anos. Está prevista para Janeiro uma reunião de stakeholders (público estratégico) da região Centro com vista à elaboração do Plano de Acção Regional para esta região.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo