Economia | 20-01-2019 20:00

NERSANT elabora estudo de mercado sobre o mercado mexicano

Iniciativa visa fomentar a internacionalização das empresas da região.

Seguindo o modelo da OCDE, o México tem uma ampla rede de tratados tributários onde está prevista a redução da dupla tributação em todos os tipos de rendimentos. Estas e outras informações de mercado estão patentes no estudo que a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém elaborou ao abrigo do projecto financiado Export Intelligence.

No âmbito do seu apoio à internacionalização das empresas da região, a NERSANT tem vindo a distribuir junto do tecido empresarial, os estudos de mercado sobre diversos países, com o objectivo de elucidar as empresas sobre os procedimentos de apoio à exportação para os mesmos.

Um dos mercados analisados pela NERSANT é o México, sendo uma das principais evidências do estudo o facto de este país possuir um modelo tributário semelhante ao da OCDE e que alavanca a redução da dupla tributação em todos os tipos de rendimentos.

O estudo da NERSANT caracteriza ainda o país, de forma socioeconómica, política e fiscal, e apresenta ainda os procedimentos para a exportação necessários a quem pretende colocar os seus produtos ou serviços naquele país sul-americano. Para além da documentação necessária, regimes aduaneiros, apresentação de zonas francas e zonas com procedimentos aduaneiros especiais, proibições e procedimentos especiais à exportação, entre outras informações de carácter geral, o estudo apresenta ainda os procedimentos para exportar determinados tipos de produtos.

De resto, refere ainda o documento, “a relação económica e comercial entre Portugal e México, deve-se em grande parte, aos laços culturais que unem os dois países, assim como à facilidade outorgada pelo Tratado de Livre Comércio existente entre a União Europeia e o México”. Quanto a produtos, “o México considera que a experiência portuguesa no fabrico de moldes e de maquinaria de corte é de alta relevância”. Tudo bons motivos para que as empresas ponderem exportar para este país.

O estudo completo referente ao mercado mexicano pode ser consultado em www.exportribatejo.com (área de documentação). O referido estudo, também disponível para outros mercados, tais como Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Gana, Marrocos, Moçambique, Polónia e Turquia, integra o conjunto de actividades do projecto Export Intelligence - Promoção da internacionalização da região, financiado pelo COMPETE 2020.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo