Economia | 21-03-2019 00:33

Nersant e CIMLT promovem estudo Lezíria + Sustentável

Documento divulga casos de sucesso na conjugação entre sustentabilidade e rentabilidade.

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, ao abrigo do projecto financiado Lezíria + Sustentável, compilaram um estudo de benchmark e divulgação de casos de sucesso na conjugação entre sustentabilidade e rentabilidade. O objectivo é dar a conhecer às empresas da região a experiência dos seus pares, para que estas possam aplicar as melhores práticas aos seus negócios.

O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente "performance" empresarial. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correcta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.

Neste sentido, a Nersant e a CIMLT desenvolveu um trabalho de identificação de casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade, orientado aos quatro sectores de actividade mais relevantes para a Lezíria do Tejo: agroflorestal (com ênfase no agroindustrial), metalomecânica, transportes e logística e ambiente e resíduos.

Para os quatro setores considerados, foram identificados e analisados casos internacionais e nacionais, num total de 28 casos de estudo, que apontam para vinte iniciativas que visam melhorar a posição das empresas no que diz respeito à simbiose de rentabilidade e sustentabilidade.

O estudo de benchmark está disponível gratuitamente para consulta e download na área do projeto Lezíria + Sustentável, em www.nersant.pt. O projecto, promovido pela Nersant e pela CIMLT, contou com o financiamento do Alentejo 2020.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo