Educação | 24-09-2017 14:08

Médias acessíveis atraem estudantes de fora para o Politécnico de Santarém

Cursos proporcionam a entrada no ensino superior a alunos que não tinham a cidade como primeira opção.

As médias acessíveis dos cursos do Politécnico de Santarém são um dos principais motivos que levam muitos jovens a escolherem a cidade ribatejana para a sua formação na hora de fazerem a sua candidatura ao ensino superior.

Muitos deles não conheciam a cidade e alguns até tinham uma ideia pré-concebida desajustada da realidade que vieram encontrar. “Pensava que isto era uma parvalheira cheia de forcados, mas afinal é uma cidade desenvolvida e aparentemente normal” declara Mariana Branco, 19 anos, nova aluna da licenciatura de Negócios Internacionais da Escola Superior de Gestão, que é do Bombarral, distrito de Leiria.

Apesar de não conhecer ninguém que já tivesse ali estudado, Mariana admite que tinha uma imagem muito distorcida da cidade e que esta foi também a opinião que os seus amigos lhe transmitiram quando lhes contou que vinha estudar para Santarém. Conseguiu entrar na sua terceira opção, já que a sua primeira escolha foi Relações Internacionais na Universidade de Évora, mas a sua média não chegou.

Muitos alunos acabaram por vir estudar para o Politécnico de Santarém porque as suas médias são baixas para conseguirem entrar no ensino superior em grandes centros como Lisboa ou Porto. Renata Monteiro, 18 anos, é um exemplo disso. A jovem de Alenquer acabou por ficar colocada na Escola Superior de Gestão de Santarém na sua quarta opção, em Marketing e Publicidade, mas as suas três opções anteriores eram todas em Lisboa e em cursos semelhantes. Conta que conseguiu ser colocada com uma média de 12,3 valores, enquanto que em Lisboa o mesmo curso lhe pedia uma média de cerca de 15 valores. “Escolhi Santarém como opção porque sabia que era o local mais perto de casa onde tinha a certeza que conseguia entrar”, admite.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo