Educação | 28-11-2017 11:03

Projecto Caleidoscópio em Vila Franca de Xira

Projecto Caleidoscópio em Vila Franca de Xira

Objectivo é promover a inclusão e o sucesso escolar.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai concretizar, nos próximos três anos lectivos, o projecto “Caleidoscópio”, que visa a promoção do sucesso educativo e irá abranger todas as escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

No dia 30 de Novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, o município realiza a primeira actividade integrada no “Caleidoscópio”, pelas 15h15, na Escola EB 2,3 de Vialonga, com uma Acção de Competências Pessoais e Sociais sobre a temática do Bullying e Ciberbullying. O objectivo é promover o treino de competências dos alunos para lidar com conflitos, prevenindo a indisciplina e a violência escolar, bem como a eventual perpetuação da violência entre pares. Estão também já agendadas diversas iniciativas nos agrupamentos de escolas de todo o concelho, tais como sessões de prevenção da violência no namoro, entre outras.

Ao longo de 36 meses e em todos os estabelecimentos de ensino, terão lugar actividades regulares e sessões específicas que têm como objectivo promover a inclusão, o sucesso e a prevenção do abandono escolar precoce. No âmbito deste projecto e até Setembro de 2020, irão realizar-se um conjunto vasto de actividades gratuitas, dirigidas aos alunos, corpo docente, assistentes operacionais e famílias, a implementar por uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados nas áreas da educação social, psicologia, animação sociocultural e terapia da fala.

O Projecto “Caleidoscópio” resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020, Significando um investimento total de cerca de um milhão e 160 mil euros, comparticipado a 50 por cento pelo Fundo Social Europeu. O investimento municipal directo para a criação destas actividades cifra-se em cerca de 580 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo