Educação | 08-06-2018 08:59

Residência de estudantes em Rio Maior é objectivo urgente

Residência de estudantes em Rio Maior é objectivo urgente
Foto O MIRANTE

Município e comunidade académica reclamam há muito a criação de uma residência de estudantes na cidade.

A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais (PSD), considera que o sucesso da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), criada há cerca de 20 anos, “tem provocado um problema, mas dos bons”, que se prende com a falta de alojamento local para fazer face à procura dos estudantes. Daí ser imperiosa a construção de uma residência de estudantes na cidade, uma reivindicação antiga e cuja solução parece agora estar bem encaminhada. A autarca referiu, na sessão solene do 38.º aniversário do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), que o município “está a fazer o seu trabalho e a pressionar o Governo” nesse sentido.

O presidente do IPS, Jorge Justino, que está prestes a cessar funções, apontou também a criação de uma residência de estudantes em Rio Maior como um “objectivo urgente”, defendendo que se pressione a tutela no sentido de acelerar o processo, pois os estudantes dessa escola “não podem ser eternamente prejudicados”.

Durante a sessão, que se realizou no auditório da Escola Superior de Desporto, Isaura Morais disse ainda que a criação da ESDRM “constitui um bom exemplo de como um instituto politécnico pode contribuir para o desenvolvimento de uma cidade, de um concelho e de uma região”.

Antes, o director da ESDRM, João Moutão, já se tinha pronunciado nesse sentido, referindo que os estudantes “são uma comunidade muito feliz” nessa escola e na cidade, deixando elogios a Marçal Grilo - ministro da Educação à época da criação da Escola de Desporto de Rio Maior, em 1997, e presente na sessão -, “pela coragem e ousadia” de tomar essa decisão. Características que disse faltarem por vezes aos nossos governantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo