Entrevista | 23-08-2016 00:02

Uma campeã nacional de judo na política autárquica

Uma campeã nacional de judo na política autárquica
ENTREVISTA

Helena Neves é vice-presidente da Câmara de Salvaterra de Magos.

Helena Neves entrou pela primeira vez para a política autárquica nas eleições de 2013. Começou como vereadora e subiu a vice presidente com a saída de João Oliveira, a meio do mandato. Na juventude conquistou o título de campeã nacional de Judo. Falta-lhe apresentar o trabalho de estágio para ter o curso de Zootecnia concluído.

A vida encaminhou-a para o ensino e mais tarde para trabalhar com crianças com necessidades educativas especiais. Foi dirigente associativa durante vários anos e é professora de yoga. Nunca tinha pensado ser membro de um executivo municipal mas está a adorar a experiência, apesar de admitir que os dois primeiros anos não foram fáceis.

Helena Neves tem 48 anos e é natural de Marinhais, vila onde ainda reside. Começou a praticar judo apenas aos 16 anos e por causa da sua irmã mais nova. Isabel pediu aos pais para praticar esse desporto mas os pais, confiantes que a irmã mais velha não aceitaria, disseram que só podia ir se Helena também fosse.

Helena trocou as voltas aos pais e aceitou. Foi assim que começou um percurso vitorioso numa modalidade muito masculina nos anos 80 do século passado. "Tenho uns pais espantosos que nos permitiram fazer tudo o que queríamos. Só em adulta é que tive a percepção das pressões sociais que os meus pais enfrentaram por eu e a minha irmã andarmos no judo, sobretudo porque quando estávamos na selecção nacional saímos sempre com rapazes e isso fazia confusão a algumas pessoas", afirma.

O ponto alto da sua carreira desportiva foi quando alcançou o título de campeã nacional da modalidade. Garante que tal só foi possível com muito trabalho, esforço, persistência e um excelente treinador, Júlio Marcelino, de quem ainda hoje é amiga.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo