Entrevista | 20-02-2017 18:18

A segunda geração Parreirita Cigano brilha nas arenas

A segunda geração Parreirita Cigano brilha nas arenas
CARTAXO

Foi prémio revelação do ano da última temporada tauromáquica e prepara-se para tirar a alternativa como cavaleiro este ano. Parreirita Cigano é o nome com que se apresenta nas praças Carlos Miguel da Conceição, um jovem do Cartaxo que continua a tradição familiar ligada à festa brava.

Herdou o nome artístico do pai, o matador de toiros Parreirita Cigano, mas tornou-se cavaleiro tauromáquico. Carlos Miguel da Conceição, 29 anos, é natural do Cartaxo e em Janeiro recebeu o prémio Revelação do Ano dos troféus "Farpas/Volapié", no Campo Pequeno, em Lisboa. Este ano vai tirar a alternativa, em Julho ou Agosto.

Foi com "honra e privilégio" que recebeu o prémio numa praça que diz transmitir uma energia positiva, mas quando a hora é de montar o cavalo não tem nenhum superstição, revela. A única coisa que faz é evitar ver os toiros antes da corrida - "sinto-me melhor em vê-los só na praça". Mas mesmo com prémios Parreirita não deixa de ter os pés na terra. "Não é fácil viver da tourada. Claro que as corridas ajudam financeiramente mas ainda estou a construir uma carreira e ser figura do toureio é um sonho".

E a alternativa prevista para este ano é o culminar de um sonho: "Desde que comecei a tourear que me preparo para a alternativa. Vai ser uma noite muito bonita porque afinal é o doutoramento disto tudo", diz entre risos. "É o resultado de muitos anos de sacrifício e é o princípio de uma nova fase da minha vida, como cavaleiro profissional, com mais responsabilidades e mais trabalho".

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo