Entrevista | 09-04-2017 10:02

A cortar cabelos há mais de meio século em Mação

A cortar cabelos há mais de meio século em Mação

Aos 87 anos António José Carvalho ainda está no activo numa das principais ruas de Mação.

Quem passa na Rua Padre António Pereira de Figueiredo, em Mação, depara-se com uma pequena barbearia onde parece que o tempo parou. Lá dentro, António José Carvalho, de 87 anos, corta cabelos e barbeia os clientes. Se preciso for e houver vagar também costura umas bainhas numas calças ou sobe as mangas de um casaco porque do salão de barbeiro abre-se a porta da pequena alfaiataria onde ainda se encontra um ferro a vapor ao lado de um eléctrico, diversos moldes, peças de tecido, giz e tudo o que um alfaiate precisa para talhar um fato.

A barbearia é das antigas. Durante anos serviu como confessionário e lugar de conversas onde os homens que confiavam na tesoura, na navalha e, principalmente, passavam ali para saber das novidades. Os bancos da barbearia estavam sempre ocupados. "Quem passava na rua via a barbearia cheia, desistia de cortar o cabelo. Estragavam-me o negócio e eu dizia: nada mais prejudicial a quem trabalha do que a presença dos que nada fazem", conta a O MIRANTE.

A barbearia funcionava assim como uma pequeno reduto masculino onde se podia falar de tudo entre homens. Agora menos, que a clientela tem diminuído muito. "Os novos deixam crescer o cabelo por cima das orelhas, outros cortam-no rente e estão meses sem o cortar", desabafa o barbeiro. Antigamente "era diferente, os homens gostavam de andar asseados, cabelo bem cortado e barba feita", diz. E não foram só os hábitos e as modas que mudaram.

António, de bata branca, apresenta uma figura bem tratada e uma lucidez invejável. Atravessou o século XX, agora no XXI mantém-se informado, atento, aprendendo com as mudanças. Natural de Mação, entristece-o a falta de gente a circular nas ruas da vila. "Os jovens têm de fugir daqui porque não têm emprego. Os velhos já não podem sair de casa".

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo