O MIRANTE | 26-01-2017 14:14

Cegada eleito Personalidade do Ano na área da Cultura

Cegada eleito Personalidade do Ano na área da Cultura

Cegada - Grupo de Teatro está sediado em Alverca do Ribatejo.

O Cegada - Grupo de Teatro tem forma jurídica de associação cultural sem fins lucrativos e tem sede em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira. Os jornalistas e a administração do jornal O MIRANTE decidiram atribuir o Prémio Personalidade do Ano, na área da Cultura Masculino, ao grupo de teatro ribatejano. O trabalho cultural por si desenvolvido, e que tem conseguido articular com a educação e a solidariedade, são merecedores de reconhecimento público e de uma especial atenção, principalmente numa altura em que a cultura e nomeadamente o teatro são injustamente ostracizados.
Graças ao dinamismo dos seus dirigentes e ao entusiasmo inquebrantável de todos os seus membros, o Cegada - Grupo de Teatro tem contribuído para a educação cultural da comunidade, conseguindo com uma programação eclética chegar aos cidadãos de todas as idades, sendo por isso considerado como uma inestimável mais valia.
A atribuição por O MIRANTE do prémio Personalidade do Ano na área da Cultura surge muito naturalmente pelo acompanhamento regular da actividade da companhia ao longo dos últimos anos e muito particularmente em 2016.
Na entrada para os seus 31 anos de actividade, o Cegada assumiu toda a programação do Teatro Estúdio Ildefonso Valério, assim baptizado em 2013, homenagem ao mentor da actividade teatral em Alverca e membro fundador da companhia. O equipamento, que é propriedade da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, foi cedido ao grupo para ali fixar residência, um gesto que é demonstrativo da importância da sua actividade.
Depois de em 2016 ter voltado a apresentar uma programação relevante e de qualidade, o Cegada - Grupo de Teatro anunciou já para 2017 um programa ainda mais ambicioso assente em 26 trabalhos, dispostos por aproximadamente 60 sessões no período completo de um ano civil, o que é um feito único mesmo a nível nacional.
Para além de um Festival de Teatro para a infância, o programa, que abrange, na medida do possível, as disciplinas artísticas de música, teatro, dança, performance e cinema, vai acolher criadores locais e simultaneamente criadores de referência nacional.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo