O MIRANTE | 16-11-2018 18:00

“Preocupa-me a desumanidade, o desapego e o desprezo pelos outros”

“Preocupa-me a desumanidade, o desapego e o desprezo pelos outros”
31º ANIVERSÁRIO DE O MIRANTE
Daniel Romão Presidente da Junta de Freguesia de Azinhaga

Daniel Romão - Presidente da Junta de Freguesia de Azinhaga

A nossa terra é, e será sempre, a terra onde nascemos. O que me liga a ela é tudo e ao mesmo tempo nada mas é o lugar onde tenho sempre regressado com a maior satisfação e alegria e onde até hoje me sinto em casa!

A Azinhaga tem mudado muito com o passar dos anos, acompanhando os novos tempos. Hoje posso dizer que vivo numa aldeia que há 80 anos foi considerada a mais portuguesa do Ribatejo e que tudo faz para manter a sua dignidade e herança. Tem tudo o que hoje em dia precisamos para cá viver. Diria até que tem mais do que muitas vilas do nosso país.

As pessoas mais importantes na minha infância foram, como seria de esperar, os meus pais, já falecidos os dois. No entanto, não poderei esquecer outras duas pessoas como o meu avô materno, também já falecido, e o meu irmão que ainda por cá anda entre nós de boa saúde e que eu muito considero.

O valor principal que me foi transmitido pelos meus pais foi o respeito por todos e principalmente pelos mais velhos. No entanto, com a vida, e o que ela representa de aprendizagem para nós, aprendi que a amizade, camaradagem e lealdade não são menos importantes mas que se completam. Conservo amigos de infância e, devido às voltas da vida que me levaram a tanto lado, fiz muitos mais amigos que ainda hoje conservo, com muito gosto.

Não tenho uma fase da vida que considere ter vivido de maneira mais interessante até hoje. Para mim a vida representa um todo que deve ser vivido em consciência e totalidade, sem arrependimentos. Está feito, está feito! É assumir a responsabilidade e seguir em frente com a aprendizagem da vida. Contas com a vida, só no final!

A minha terra tem perdido população, como no geral acontece com as povoações do interior do nosso país. Hoje em dia é muito comum acontecer que cada casal só tem um filho ou filha.

Preocupa-me a desumanidade, o desapego e o desinteresse de muitas pessoas em relação ao seu próximo e aos problemas que são de todos nós.

Em termos de impostos municipais só passei a dar mais atenção depois de ter sido eleito. Acho que no meu concelho tem havido razoabilidade na sua fixação.

A Azinhaga é uma terra segura. Podemos deixar sair os nossos jovens à rua sem grandes preocupações.

Relacionados

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo