O MIRANTE TV | 21-05-2016

Duas centenas de pessoas participaram esta manhã na procissão da Festa da Lagartixa

O evento religioso de carácter rural faz parte do programa das Festas do Semideiro

Decorreu esta manhã, entre a Cascalheira de Cima e a Capela do Tamazim, a tradicional Procissão pelo campo, integrada na Festa da Lagartixa, do Semideiro, Chamusca. Participaram cerca de duas centenas de pessoas, metade das quais acompanhou a pé o andor com a imagem de Nossa Senhora da Luz.

A procissão com características muito próprias iniciou-se com algum atraso. No final foi celebrado, na pequena capela erigida no meio do campo foi celebrado um serviço religioso pelo pároco da freguesia. No largo fronteiro à capela a Comissão de Festas colocou mesas e cadeiras para os participantes que quisessem poderem almoçar.

Antigamente as famílias levavam farnel mas agora, para complementar os farnéis, a Comissão de Festas serve comida no local, nomeadamente grelhados. O convívio que noutros tempos se prolongava até ao cair da noite é encurtado e a imagem da santa regressa ao local de onde saiu por volta das dezasseis horas.

A Festa da Lagartixa continua hoje ao princípio da noite no Recinto de Festas do Semideiro com o baile do Por do Sol e com um a actuação de Iran Costa (o tal do, é o bicho...é o bicho...) e as suas bailarinas.

Amanhã, domingo, pela manhã o grupo Motard local realiza um passeio de motas e motorizadas e após o almoço convívio no Recinto das Festas está previsto um serviço religioso no cemitério da aldeia. Este ano aquela celebração católica inclui a bênção de uma nova imagem de Nossa Senhora da Luz, adquirida para ficar todo o ano na capela do cemitério, uma vez que a imagem normalmente utilizada na procissão, pertence a um particular.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1373
    17-10-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1373
    17-10-2018
    Capa Médio Tejo