uma parceria com o Jornal Expresso
25/03/2017
30 anos do jornal o Mirante
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
Política | 06-01-2017 11:29
Deputados pedem esclarecimentos ao Governo sobre balcões da Caixa na região

O grupo parlamentar do PS perguntou ao Governo se a Caixa Geral de Depósitos "vai efectuar alterações ao horário de funcionamento das suas agências" no distrito de Santarém e que critérios fundamentam a medida. Também o BE, através dos deputados Carlos Matias e Mariana Mortágua, questionou o Governo sobre se tem conhecimento de planos da Caixa para reduzir a oferta de serviços em agências localizadas em territórios de baixa densidade.

Recorde-se que os presidentes dos municípios de Constância e Vila Nova da Barquinha contestaram esta semana a redução de horários de atendimento dos balcões da Caixa Geral de Depósitos (CGD) nos seus concelhos, afirmando que essa medida, resultante do processo de reestruturação do banco público, não serve as populações.

Em Constância e na Barquinha, o horário de atendimento dos balcões da CGD vai passar a funcionar apenas da parte da manhã, entre as 8h30 e as 12h30. Em ambos os casos trata-se da única agência bancária existente nessas sedes de concelho.

A medida "contraria os objectivos inscritos no Programa do XXI Governo Constitucional para combate à desertificação e para afirmação da sustentabilidade dos territórios de baixa densidade", referem os deputados do PS eleitos por Santarém, Idália Serrão e António Gameiro.

Já o Bloco de Esquerda, na pergunta, dirigida ao Ministério das Finanças, lembra que a Caixa "é um banco público essencial ao desenvolvimento do país e, em particular, às regiões do interior de baixa densidade demográfica" pelo que "uma eventual redução da oferta de serviços da CGD, a par da fuga de serviços públicos dos concelhos do interior, só contribuirá para dificultar a actividade económica e, por consequência, para agravar desigualdades territoriais, nos mais diversos domínios".

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...
    Edição Semanal
    Edição nº 1291
    23-03-2017
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1291
    23-03-2017
    Capa Vale Tejo