Política | 01-10-2017 15:00

As eleições autárquicas na região concelho a concelho

Leia aqui todas as noticias e reportagens que os jornalistas de O MIRANTE realizaram ao longo do dia.

18h14

Em Vila Nova da Rainha já votaram 456 de 696 eleitores

A freguesia do concelho de Azambuja conta, na última actualização antes do resultado final, com votos de 456 de 696 eleitores, o que corresponde a 64,5% do total.

17h40

Afluência às urnas em VFX sobe para os 35 por cento

Às 16h00 a afluência dos eleitores do concelho de Vila Franca de Xira às urnas é de 35 por cento, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Nas últimas autárquicas mais de metade dos moradores do concelho acabaria por se abster de votar, já que apenas 44,23 por cento foram às urnas. Recorde-se que as mesas de voto estão abertas até às 19h00.

17h20

Miguel Borges votou durante a manhã

Miguel Borges candidato do PSD e presidente da Câmara de Sardoal votou de manhã antes da missa, e tem acompanhado ao longo do dia o nível de adesão as urnas que está nos 60%.

17h15

Votação tranquila em Abrantes

Está a decorrer em bom ambiente a votação em Abrantes. Na escola E.B. 2 as mesas de voto estão com uma adesão de 36% e oferecem rebuçados aos votantes para adoçar o dia.

17h00

Bruno Nepomuceno já votou em Benavente

O candidato do PSD à junta de freguesia de Benavente já veio votar à mesa 3 perto das 16h45.

16h55

Pedro Ribeiro do PS já votou no Cartaxo

Pedro Ribeiro votou pelas 16h15, no Ateneu Artístico Cartaxense, na secção de voto nº 3. O candidato do PS à Câmara do Cartaxo chegou acompanhado pela sua esposa e filho.

16h50

Já votaram 34,51% dos eleitores da freguesia de Benavente

A última actualização, às 16h30, revela que já voltaram 34,51% dos eleitores nas várias mesas de voto da freguesia de Benavente. A manhã foi o período de maior afluência, sendo que a partir das 15h00 também houve uma maior vinda da população às urnas para exercer o seu direito de voto.

16h28

Albuquerque votou em Ourém ao início da tarde

O candidato da Coligação Ourém Sempre (PSD/CDS) votou ao início da tarde deste domingo, 1 de Outubro, na escola do primeiro ciclo e ensino básico de Ourém. Eram cerca de 14h40 quando Luís Albuquerque chegou ao local de voto e após alguns minutos de espera votou.

O candidato estava acompanhado de alguns elementos da sua candidatura nomeadamente o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, a actual vereador da Coligação Ourém Sempre, Isabel Costa, e o ex-presidente da Junta de Fátima, Natálio Reis, que integra a lista de Albuquerque à câmara.

16h22

Carlos Pedro Pinheiro já votou em Benavente

O candidato do PS à junta de freguesia de Benavente, Carlos Pedro Pinheiro, votou às 16h00 da tarde deste domingo na mesa de voto n°5 na Escola Básica 1 de Benavente.

Sérgio Oliveira já votou na União de Freguesias de Santa Margarida e Coutada

O candidato à presidência da Câmara de Constância pelo Partido Socialista (PS), Sérgio Oliveira, votou neste domingo, 1 de Outubro, pelas 15h35, na Junta de Freguesia de Santa Margarida e Coutada.

Sérgio Oliveira, 31 anos, natural e residente em Santa Margarida da Coutada, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exerce funções no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE.

Nas últimas eleições autárquicas foi o mandatário para a Juventude do PS Constância e integrou a equipa candidata ao Executivo Municipal. É Presidente da Direcção do Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Mestre “Os Relâmpagos”, desde o ano 2013.

16h00

Presidente de Salvaterra de Magos votou às 11h30

O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, votou durante a manhã deste domingo, 1 de Outubro, em Salvaterra de Magos. O autarca chegou por volta das 11h30 ao Pavilhão do INATEL onde exerceu o seu direito de voto.

O ambiente vivido nas mesas de voto do Ateneu Artístico Cartaxense é calmo, faltando votar mais de metade das pessoas aqui registadas.

Os presidentes de mesa comparam a adesão deste ano há que houve há quatro anos atrás.

Apesar de não se ter registado uma votação em massa estão bastante contentes com o interesse demonstrado.

15h36

Afluência às urnas em VFX abaixo dos 20 por cento

Até às 13h00 a afluência às urnas registada no concelho de Vila Franca de Xira é de 17,35%, segundo os dados da Comissão Nacional de Eleições. As urnas estão abertas para os eleitores até às 19h00.

15h25

Cancro afastou-as e eleições juntou-as

Em pleno dia de eleições autárquicas, 1de Outubro, houve quem aproveitasse para se reencontrar. É o caso de Emília Graça que trabalhou durante 30 anos no conhecido café Capítulo junto à Caixa Geral de Depósitos, em Tomar, e Cristina Alves, frequentadora assídua do estabelecimento.

"Foi um cancro no estômago que me obrigou infelizmente a deixar o café", refere Graça a O MIRANTE. E acrescenta: "Fiz lá muitos amigos. A Cristina Alves é uma delas. Desde pequena que ela costumava ir ao café já que Morava mesmo no edifício onde se encontra o estabelecimento.

A tomarense de 47 anos confessa que foi uma alegria ver Emília Graça. "Eu sabia que a Graça estava bem apesar dos tratamentos que ela esteve sujeita mas, é sempre bom vê-la pessoalmente", admite.

15h21

José António Matos já votou

O presidente da assembleia municipal de Azambuja votou às 14h00 da tarde no Centro Paroquial de Azambuja, numa altura em que a afluência começa a abrandar em relação à manhã, que foi bastante concorrida nestas mesas de voto.

14h18

Ambiente morno nas mesas de voto da Casa do Campino

A afluência às urnas na Casa do Campino, em Santarém, onde há mais de 21 mil eleitores inscritos, era reduzida cerca das 14h00. O ambiente estava calmo e, segundo informação de um elemento das mesas de voto, a afluência da parte da manhã não foi muito significativa, sobretudo nas mesas de votos destinadas aos eleitores mais jovens. Há a expectativa que da parte da tarde surja mais gente para votar.

14h15

Fernanda Asseiceira votou no Pavilhão Municipal de Alcanena

A candidata à presidência da Câmara de Alcanena, já votou este domingo, 1 de Outubro, pelas 13h00, no Pavilhão Municipal Carlos Calado, em Alcanena.

Licenciada em Marketing e com frequência no mestrado em Educação e Sociedade, a candidata socialista foi deputada na X Legislatura (2005-2009), tendo ocupado cargos dirigentes na estrutura distrital do partido e exercido funções como a coordenação do gabinete de Educação de Adultos do Centro de Área Educativa da Lezíria e Médio Tejo e delegada regional do INATEL em Santarém.

Nas autárquicas de 2013, a lista liderada por Fernanda Asseiceira obteve 42,73% dos votos, mantendo os quatro mandatos, tendo a coligação PSD/CDS-PP, com 29,25% dos votos, eleito dois vereadores e o ICA (Independentes pelo Concelho de Alcanena), com 14,8%, um, num concelho que tinha 12.809 eleitores inscritos.

14h14

Júlia Amorim já votou na Junta de Freguesia de Constância

A candidata à presidência da Câmara de Constância, Juiz Amorim, votou este domingo, 1 de Outubro, pelas 12h00, na Junta de Freguesia de Constância.

Júlia Amorim fez questão de se acompanhar como habitualmente com o marido, José Amorim, e a filha, Maria Teresa Amorim, que votou pela segunda vez.

Em funções desde 1994 na autarquia, Júlia Amorim, 53 anos, professora licenciada em Biologia e Geologia, é militante do PCP e natural e residente em Constância.

A Câmara Municipal de Constância é gerida pela CDU, que venceu as autárquicas de 2013 com 45,57% dos votos (1.080 votos), a que corresponderam três eleitos, detendo o PS dois vereadores (37,97%), decorrentes dos 900 votos obtidos.

14h00

Boa afluência às urnas em Mação esta manhã

Vasco Estrela votou muito cedo e aproveitou para ir dar um passeio até chegar a hora de conhecer os resultados.

13h15

Mário Pereira votou em Alpiarça

O presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira (CDU), exerceu o seu direito de voto pelas 13h00 deste domingo, 1 de Outubro, na mesa de voto nº 5 da Escola Escola EB23/s José Relvas, em Alpiarça.

13h15

Filas para votar na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa

Está a ser um dia de espera para os eleitores que queiram votar na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, no concelho de Vila Franca de Xira. Tudo porque a reorganização das mesas de voto realizada este ano ditou que das 34 que existiram há quatro anos se passasse para 29 mesas este ano. Menos cinco mesas, no total. Isto num sufrágio em que estão inscritos mais 487 eleitores do que nas últimas autárquicas.

Este ano a Comissão Nacional de Eleições determinou que as mesas de voto podem ter até 1500 eleitores cada. Por isso, a maioria dos partidos concorrentes àquela união de freguesias aprovou por maioria – com a oposição do movimento independente Póvoa + Forte – a reorganização das mesas. Várias mesas que tinham 300 ou menos eleitores foram agregadas a outras mesas. Esse aumento de eleitores por mesa gerou filas em alguns locais e a espera para votar chega a durar meia hora.

As filas e o elevado tempo de espera têm feito com que alguns eleitores desistam de exercer o seu direito de voto. Em algumas mesas, sobretudo no Forte da Casa, a situação também gerou algum descontentamento e ao longo da manhã chegou mesmo a registar-se uma altercação entre munícipes e elementos das mesas de voto, com ameaças de pancadaria.

Às 12h45 deste domingo o presidente da junta, Jorge Ribeiro (PS), assegurou a O MIRANTE que o acto eleitoral está agora a correr “com normalidade” naquela freguesia excepto em alguns locais onde disse haver “desestabilização” por parte de “elementos de algumas candidaturas”.

Há quatro anos a União de freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa foi a que teve menos gente a votar, com a maior taxa de abstenção registada naquele concelho, de 57,12 por cento.

13h05

Afluência às urnas aumenta em São Domingos

Na Escola Primária de São Domingos, em Santarém, o número de pessoas que foram exercer o seu direito de voto durante a manhã excedeu as expectativas, registando-se mais 50% de votantes, do que em igual período há quatro anos atrás.

É grande o interesse demonstrado por parte daqueles que se deslocaram a São Domingos, assim como é perceptível o sentimento de convívio entre pessoas que normalmente não se cruzam.

12h44

Presidente de Vila Franca de Xira votou em Alverca

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), exerceu o seu direito de voto pelas 12h00 deste domingo, 1 de Outubro, na mesa de voto da Casa da Juventude de Alverca.

O autarca foi saudado por populares à chegada que lhe desejaram boa sorte.

Alberto Mesquita mostrou-se calmo e bem disposto e salientou a importância de hoje as populações excercerem o seu direito de voto.

12h20

Estacionamento atrasa votação do presidente de Almeirim

O presidente da Câmara de Almeirim votou 25 minutos atrasado em relação ao que estava previsto, porque teve dificuldade em encontrar estacionamento na zona da Escola Febo Moniz, onde se situa a mesa de voto número 4, na qual Pedro Ribeiro vota. O autarca votou cerca das 11h25 numa altura em que havia uma boa afluência às urnas. Estava previsto ter votado às 11h00 mas, segundo o próprio presidente, andou cerca de 15 minutos para encontrar um lugar para estacionar o carro.

11h44

José Delgado já votou na freguesia da Serra e Junceira em Tomar

O candidato à presidência da Câmara de Tomar, José Delgado, já votou este domingo, 1 de Outubro, pelas 9h00 na freguesia da Serra e Junceira, tendo seguido, como habitualmente para a missa na igreja de São João Baptista.

José Delgado foi o escolhido para substituir Luís Boavida que teve de abdicar da candidatura por motivos de saúde.

José Manuel Delgado tem 56 anos e é actualmente líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal. É o presidente do conselho directivo da secção regional sul da Ordem dos Engenheiros Técnicos. Mestre em Engenharia Civil-Edificações, José Delgado é autor de vários livros e professor na Universitas/ISEC.

11h05

Pedro Ferreira vota em Torres Novas

Presidente da Câmara de Torres Novas, e recandidato ao cargo, votou esta manhã acompanhado da esposa e da filha

O presidente da Câmara de Torres Novas e recandidato ao cargo pelo Partido Socialista, Pedro Ferreira, votou cerca das 11h00 na cidade de Torres Novas. Foi acompanhado da esposa e da filha.

Durante os poucos minutos de espera para votar foi abordado por vários populares que fizeram questão de o cumprimentar e de lhe desejar boa sorte para o resultado eleitoral.

10h42

Poucos eleitores a votar a meio da manhã no Entroncamento

Há quatro anos a abstenção naquele concelho foi superior a cinquenta por cento

Pouco depois das dez da manhã a afluência às urnas no Entroncamento era reduzida. O MIRANTE só encontrou uma pequena fila à porta da secção de voto 2 na Freguesia de
S. João Baptista.

Há quatro anos o Entroncamento foi um dos três concelhos dos vinte e um do Distrito de Santarém onde a abstenção foi superior a cinquenta por cento (50,44%). Os outros foram Benavente (59,7) e Salvaterra de Magos (54,3%).

No Entroncamento, as mesas de voto da Freguesia de S. João Baptista estão instaladas no Centro Cultural. As da Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, funcionam no Pavilhão Municipal.

10h42

Luís de Sousa já votou

O presidente do município de Azambuja, Luís de Sousa, votou às 10h30.

O presidente do município de Azambuja, Luís de Sousa, votou às 10h30 da manhã deste domingo, 1 de Outubro, numa das quatro mesas de voto existentes na freguesia de Alcoentre, onde reside. O presidente apelou a que o povo saia à rua e vote para "depois poderem criticar o que for feito, porque sem votarem não podem depois vir dizer que quem está na Câmara foi bem ou mal escolhido".

10h15

Anabela Freitas já votou no Pavilhão Municipal

A candidata à presidência da Câmara de Tomar pelo partido socialista, Anabela Freitas votou neste domingo, 1 de Outubro, pelas 9h42, no Pavilhão Municipal da cidade.

Anabela Gaspar de Freitas, 50 anos, técnica de emprego, foi directora do Centro de Emprego de Tomar e eleita deputada à Assembleia da República em 2009 e 2011, tendo conquistado a Câmara de Tomar nas autárquicas de 2013 ao PSD.

A autarca foi presidente da Comissão Politica Concelhia de Tomar do PS e do Departamento Federativo Mulheres Socialistas de Santarém e deputada municipal, além de ter presidido à Assembleia Geral do Sporting Clube de Tomar.

Em 2013, o PS conquistou 27,55% dos votos (três mandatos), o PSD 26,14% (dois), os Independentes por Tomar 15,56% (um) e a CDU 9,19% (um), num concelho que tinha 37.310 eleitores inscritos, resultado que levou Anabela Freitas a celebrar um acordo com a CDU, atribuindo pelouros ao vereador Bruno Graça.

10h13

Candidata do PS em Ourém já votou

Cília Seixo exerceu o seu direito de voto em Fátima

A candidata do Partido Socialista (PS) já exerceu o seu direito de voto. Cília Seixo chegou ao Salão Paroquial de Fátima, onde estão as mesas de voto, pouco antes das dez da manhã.

Recorde-se que o PS de Ourém foi obrigado a mudar de candidato depois dos tribunais terem impedido o actual presidente do município, Paulo Fonseca, de se recandidatar por se encontrar insolvente.

10h10

Propaganda às portas de mesas de voto na Castanheira dá queixas na CNE

Organismo deliberou obrigar CDU e Bloco de Esquerda a remover pendões. Coligação Mais, liderada pelo PSD e o Partido Socialista apresentaram queixas sobre publicidade situada a menos de 50 metros dos locais de voto.

A Comissão Nacional de Eleições deu esta manhã razão a duas reclamações apresentadas pela Coligação Mais, liderada pelo PSD, e do Partido Socialista, referente a pendões e cartazes da CDU e do Bloco de Esquerda colocados a menos de 50 metros de várias mesas de voto da Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira.

Em causa está propaganda da CDU junto às secções 1,2,5,6 e 8 e do Bloco de Esquerda, junto às secções 1 e 2 da Associação de Promoção Social daquela vila. Na resposta às reclamações a CNE refere que é “proibida qualquer propaganda até à distância de 50 metros das assembleias de voto” e que esta proibição “tem apenas incidência no dia da eleição, ou seja, no dia em que as assembleias de voto se encontram em funcionamento”.

No caso das candidaturas que não removam a propaganda compete ao presidente da mesa, coadjuvado pelos vogais, “assegurar o cumprimento da lei restringindo a sua intervenção ao edifício e, sendo caso disso, aos muros envolventes da assembleia de voto, removendo material de propaganda que aí se encontre afixado”.

Acrescenta a CNE que é “defensável que a competência das mesas na matéria se estenda a toda a área afectada pela proibição ou, pelo menos, ao raio de 100 metros em que ao seu presidente compete, em exclusivo, requisitar a presença de força armada” para a sua remoção.

Quando seja fisicamente impossível a mesa remover a propaganda, esta pode solicitar o apoio de outras entidades, tais como o dispositivo da Autoridade Nacional de Proteção Civil, no qual se incluem, entre outros, os bombeiros.

09h00

Autarcas votam cedo no concelho de Benavente

O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, foi dos primeiros eleitores a votar, cerca das 8h45, na freguesia de Samora Correia, na Escola Básica 2,3 de Samora Correia, onde estão onze mesas de voto. Carlos Coutinho foi cumprimentado por várias pessoas com as quais se cruzou.

O presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Hélio Justino, votou cerca de 15 minutos antes de Coutinho, por volta das 8h30.

"A afluência está a ser boa a esta hora da manhã mas para o final da manhã e ao longo da tarde costuma ser ainda maior. Vamos ver se este ano se mantém a tendência", referiu Carlos Coutinho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo