Política | 02-10-2017 10:56

Hegemonia socialista na região sai reforçada

Hegemonia socialista na região sai reforçada

A CDU é a grande derrotada da noite na região.

O Partido Socialista cumpriu um dos seus objectivos nestas eleições autárquicas na região ao conseguir manter a maioria de câmaras no distrito de Santarém que lhe vai permitir continuar a liderar as comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo (CIMLT) e do Médio Tejo (CIMT). O PS conquistou 13 dos 21 municípios. O PSD, sozinho ou em coligação com o CDS ganhou seis e a CDU venceu dois. Ainda na área de abrangência de O MIRANTE, mas já no distrito de Lisboa, o PS venceu também em Azambuja e Vila Franca de Xira.

Num conjunto de resultados que não fugiu muito ao guião do que era previsível, destaque para a vitória da coligação PSD/CDS em Ourém - destronando o PS que viu o seu cabeça de lista e ainda presidente Paulo Fonseca ser impedido de concorrer pelo tribunal – e do PS em Constância, roubando um município que era governado pela CDU há mais de 30 anos.


A CDU, aliás, é a grande derrotada da noite na região. Para além de perder Constância perde dos vereadores que tinha em municípios como Santarém, Tomar, Abrantes, Torres Novas e Rio Maior. Os comunistas passam a liderar apenas as câmaras de Alpiarça e Benavente. No mapa das freguesias, a CDU desaparece também em concelhos como Santarém e Rio Maior.

Já o PSD escapou na região à hecatombe eleitoral que se verificou um pouco por todo o país. Ganhou mais uma câmara (Ourém), recuperou a maioria absoluta em Santarém e manteve posições confortáveis em Ferreira do Zêzere, Mação, Rio Maior (em coligação com o CDS) e Sardoal.

O regresso dos ‘dinossauros’ não foi feliz

Outro dado a reter da noite eleitoral foi o mau resultado obtido por antigos presidentes de câmara que voltaram a tentar a sua sorte: À excepção de Veiga Maltez (PS), que ganhou na Golegã, que regressa ao poder mas já não com o conforto de um executivo monocolor como teve entre 2009 e 2013, os restantes tiveram uma noite para esquecer. Em Salvaterra de Magos, Anita, que em tempos foi a única presidente de câmara eleita pelo Bloco de Esquerda, não passou dos 22% e viu o socialista Hélder Esménio arrebatar a sua primeira maioria absoluta. Em Santarém, o ex-presidente socialista Rui Barreiro repetiu a derrota de 2005 para o PSD, com o social-democrata a estrear-se também nas mairias absolutas. E no Entroncamento Jaime Ramos (PSD) também não foifeliz no regresso, perdendo para o socialista Jorge Faria, que foi reeleito com maioria absoluta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo