Política | 25-10-2017 00:06

Houve surpresa em Santarém e PS ganha assembleia municipal

Houve surpresa em Santarém e PS ganha assembleia municipal

Ter mais eleitos não chegou para o PSD ganhar a presidência da mesa, com Joaquim Neto a bater nas urnas José Gandarez.

O PS, através de Joaquim Neto, ganhou a presidência da Assembleia Municipal de Santarém, apesar de os socialistas terem menos cinco eleitos nesse órgão do que o PSD, que apresentou a outra lista a sufrágio na noite desta terça-feira, 24 de Outubro, na sessão de tomada de posse dos autarcas e eleição da mesa.

A lista socialista contou com 22 votos, apesar da bancada do PS apenas ter 16 eleitos. A lista do PSD, liderada por José Gandarez, contou 18 votos, menos um do que o número de elementos da sua bancada presentes na sessão.

Refira-se que dois dos eleitos do PSD não puderam estar presentes: o presidente da Junta de Alcanhões, Pedro Branco, porque estava a tomar posse nessas funções precisamente nessa noite; e o presidente da Junta da Póvoa de Isenta, José João Pedro, por razões de saúde.

Os restantes lugares da assembleia municipal são ocupados pela CDU (3), CDS (1), BE (1) e presidentes de junta eleitos por movimentos independentes (3).

O PSD detinha a mesa da assembleia municipal há três mandatos consecutivos e no último também não possuía maioria absoluta, tendo contado com o apoio de alguns presidentes de junta independentes. Como o voto é secreto é sempre especulativo traçar cenários, mas as divisões internas no PSD de Santarém podem ter ajudado ao desfecho desfavorável a José Gandarez, presidente da concelhia de Santarém do PSD e adversário interno do presidente da câmara Ricardo Gonçalves.

O novo presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Joaquim Neto, é engenheiro e já foi presidente da Junta de Freguesia de Amiais de Baixo, vereador na Câmara de Santarém e no último mandato liderou a bancada socialista na assembleia municipal. É visto como um homem sensato e de diálogo, que assumiu no seu breve discurso a necessidade de todos remarem para o mesmo lado nas questões fulcrais para o desenvolvimento do concelho.

A surpresa da noite foi objecto de muita conversa e comentários no final da sessão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo