Política | 02-11-2017 19:13

As geminações não devem ser só para os autarcas passearem

As geminações não devem ser só para os autarcas passearem

Presidente da Câmara do Cartaxo defendeu um maior envolvimento da sociedade civil nesses protocolos, durante a visita de uma comitiva romena de Pucioasa.

“As geminações entre município não são para as comitivas passearem”, disse o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), durante a recepção da comitiva romena de Pucioasa, na quinta-feira, 27 de Outubro, no edifício dos paços do concelho. Para o autarca, estas geminações entre cidades são também uma troca de experiências e partilhas entre a comunidade, as empresas, as associações e as escolas.

A dois anos de completar o vigésimo aniversário de geminação com a cidade romena, Pedro Magalhães Ribeiro acredita que deve aproveitar-se essa data simbólica para que as empresas possam estabelecer protocolos comerciais e as associações culturais e desportivas e as escolas possam realizar intercâmbios entre os dois municípios. “É importante que as nossas relações com este povo romeno e com a cidade de Pucioasa possam intensificar-se ou possam fortalecer-se de modo abranger muito mais do que os autarcas”, admite.

É a segunda vez que a comitiva romena visita o Cartaxo numa altura do ano em que na cidade se realiza a tradicional Feira de Todos os Santos. Uma oportunidade única, de acordo com Pedro Magalhães Ribeiro, de “virem aqui beber um pouco daquilo que é nosso e a nossa feira que é uma excelente mostra daquilo que é nosso”.

Além disso, acredita o autarca, como este certame conta também a presença de cerca de 110 expositores, “é uma óptima oportunidade de a comitiva poder contactar as várias empresas do concelho e as coisas poderem traduzir-se em algo de concreto para o futuro com as relações entre empresas e associações”.

A cerimónia de recepção à comitiva de Pucioasa, que contou com todo o executivo camarário do Cartaxo, iniciou-se quinze minutos depois da hora prevista devido ao atraso do tradutor. Seguiram-se os habituais beijos como forma de cumprimento e as intervenções, traduzidas para romeno e para português. Chegada a altura da entrega de lembranças, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, fez questão de congratular quem ia lendo os nomes dos elementos da comitiva romena, algo difícil para quem não sabe romeno. A recepção terminou com a tradicional foto de grupo que juntou todos os envolvidos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo