Política | 03-11-2017 11:08

Município de Abrantes com orçamento de 34 milhões

Aumento de cinco por cento a pensar na comparticipação de investimentos financiados por fundos comunitários.

O executivo camarário de Abrantes apresentou o orçamento para 2018, com o valor de 34.095.75 euros, aprovado pela maioria socialista na reunião de câmara de 31 de Outubro, com o voto contra do vereador Armindo Silveira (BE) e a abstenção de Rui Santos (PSD). Os vereadores da oposição seguiram o mesmo sentido de voto relativamente ao orçamento dos Serviços Municipalizados de Abrantes, que conta com uma verba de 8 milhões de euros.

O orçamento municipal representa mais 5% face ao ano anterior e, de acordo com a presidente do executivo socialista, Maria do Céu Albuquerque (PS), "decorre da utilização dos fundos comunitários", referindo que "existe maior aumento de verbas transferidas do Portugal 2020", que o município terá que acompanhar com a sua parte nos investimentos.

Acção social, educação, cultura, património e desporto são áreas consideradas prioritárias. Maria do Céu Albuquerque destacou medidas como o desenvolvimento do projecto educativo municipal, o programa de apoio à fixação de médicos e a consolidação do programa "FinAbrantes" de apoio ao movimento associativo.

A consolidação do programa "Mais Vida", de apoio aos idosos, iniciativas de promoção do envelhecimento activo e consolidação do programa "Abrantes Invest" são também prioridades assumidas.

Relativamente aos serviços municipalizados de Abrantes (SMA), a presidente da câmara garantiu "um serviço de qualidade" e lembrou que "os SMA vão receber um selo de qualidade no início deste mês de Novembro, numa cerimónia pública". Destacou ainda os investimentos necessários para levar a água a partir de Castelo de Bode até ao sul do concelho, no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários.

A presidente do executivo informou ainda que a dívida municipal situa-se actualmente nos sete milhões de euros. Em 2009, iniciou funções como presidente com valores próximos dos 20 milhões de euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo