Política | 07-03-2018 17:13

Homenagem a Domingos Lobo divide autarcas de Benavente

Homenagem a Domingos Lobo divide autarcas de Benavente
Foto O MIRANTE

Escritor vai receber a Medalha de Mérito Municipal.

A Câmara de Benavente vai atribuir ao escritor e programador cultural Domingos Lobo a Medalha de Mérito Municipal mas a sua atribuição não foi unânime entre todos os vereadores do executivo. O assunto foi discutido no dia 5 de Março onde foi aprovada a distinção, com os votos contra do PS.

Apesar de ter votado favoravelmente a proposta, Ricardo Oliveira, do PSD, notou que haveria muitas outras figuras do concelho que mereciam a homenagem. Incluindo a título póstumo. “Ele sempre foi um acérrimo militante do PCP e a programação que ofereceu reflectiu isso mesmo. Temos de lhe reconhecer o mérito de ter promovido a cultura nas zonas mais periféricas do concelho. Só pecava pelo pendor vincadamente de esquerda”, notou. Do lado dos socialistas Pedro Pereira lamentou que, “tirando uma ou outra pessoa” praticamente ninguém conheça Domingos Lobo em Benavente. “A atribuição desta medalha deveria merecer o consenso generalizado da população e do executivo. Assim é uma homenagem que vincula apenas a CDU. O António José Ganhão deixou muito mais obra que ele e não lhe fizemos ainda nenhuma homenagem”, criticou.

Para Carlos Coutinho, presidente da câmara, Domingos Lobo é uma figura “intelectual” e de “formação excepcional”, cujos dons de escritor ainda não mereceram o reconhecimento nacional. “Já foi homenageado em muitos outros concelhos e localidades nacionais mas ainda não o foi na sua terra. Haverá outros benaventenses que mereciam esta medalha mas esta é uma justa homenagem por tudo o que o Domingos Lobo representa e fez pela cultura do concelho”, defendeu.

A decisão de atribuir a medalha de mérito municipal ao escritor nasce da proposta de uma comissão independente nomeada pela câmara, que incluiu figuras da comunidade e do movimento associativo. “O nome foi escolhido não pela ideologia política da pessoa mas sim pelo seu trabalho. E também eu o considero um cidadão de excepção e um escritor notável”, defendeu Hélio Justino, vereador da CDU com o pelouro da cultura.

Domingos Lobo vai receber a distinção na sala de sessões da câmara no dia 20 de Abril pelas 18h00. Nesse mesmo dia, pelas 21h00, inaugura a exposição “Domingos Lobo, a vida e obra” no foyer do cine-teatro de Benavente onde, pelas 22h00, haverá um concerto de João Afonso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo