Política | 31-03-2018 18:06

Câmara de Vila Franca de Xira isenta Continente de pagar taxa municipal

Câmara de Vila Franca de Xira isenta Continente de pagar taxa municipal
Foto DR

Em causa estão perto de três mil euros por causa de condicionamento de trânsito na Póvoa de Santa Iria.

O município de Vila Franca de Xira vai isentar o Continente Bom Dia da Póvoa de Santa Iria de pagar perto de três mil euros em taxas de condicionamento de trânsito, referentes à realização de trabalhos de beneficiação de acessos àquele estabelecimento comercial.
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), explica que um dos requisitos para a superfície comercial se instalar naquele local – junto ao campo do Povoense – foi a de realizar trabalhos de contenção de um dos muros do local que estava a ruir. Uma intervenção que, diz o autarca, foi bastante onerosa. “Construir o muro custou muitos milhares de euros e foi um esforço financeiro grande do grupo Continente. A câmara ficou altamente beneficiada pelas obras que ali fizeram, pelo que achámos que deveríamos isentar o pagamento desta verba. Mas é um gesto que não significa que, no futuro, não terão de pagar outras taxas que serão devidas”, explicou Alberto Mesquita.
A proposta de isenção de taxa foi aprovada com os votos favoráveis do PS, Coligação Mais – liderada pelo PSD – e pela CDU. O Bloco de Esquerda votou contra. “Todos os comerciantes do nosso concelho têm relevo económico. Não percebo como se poupa esta taxa a uma multinacional como o Continente”, defendeu Carlos Patrão (BE), que lembrou que o comércio local “luta” precisamente contra a concorrência gerada por estes estabelecimentos comerciais. “No nosso concelho temos demasiadas grandes superfícies e isso é a ruína do nosso comércio local”, lamentou.
O presidente do município diz que não pode recusar a instalação destas unidades no concelho. “A única coisa que podemos fazer é consoante o local que nos é proposto vermos se é ou não adequado para acolher essas grandes superfícies. Mas é óbvio que temos de encontrar soluções que protejam o comércio local”, afirmou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo